
Saiba como participar da consulta pública sobre linha de cuidado da pessoa com diabetes mellitus
Até 22 de janeiro, profissionais de saúde, sociedade civil, pacientes e demais interessados poderão enviar sugestões

Hemocentro se engaja na data e faz campanha para ampliar o número de doações A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) está com tudo pronto para comemorar a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Em nível internacional, 25 de novembro é a data instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para sensibilizar e aumentar o …
Continue reading “Tudo pronto para a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue”
Hemocentro se engaja na data e faz campanha para ampliar o número de doações
A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) está com tudo pronto para comemorar a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Em nível internacional, 25 de novembro é a data instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para sensibilizar e aumentar o número de doadores no mundo, conscientizando-os sobre a importância dessa ação.

39.538Total de doações registradas no Hemocentro entre janeiro e setembro deste ano
No Hemocentro, os estoques atuais de concentrados de hemácias estão 31% menores em relação a outubro deste ano e 3% menores em relação a novembro de 2021. Os grupos sanguíneos A positivo, O positivo e O negativo encontram-se em níveis abaixo do adequado. Independentemente dos níveis dos estoques, a unidade lembra que as doações precisam se manter contínuas para todos os tipos, a fim de que os estoques permaneçam dentro dos níveis considerados seguros.
Entre 1º de janeiro e 30 de setembro, foram 39.538 doações, no total. A média de 169 doações de sangue por dia tem sido suficiente para alcançar os níveis de segurança e o abastecimento integral da rede pública de saúde – porém, historicamente, o período de agosto a novembro apresenta queda no número de doações. Assim, o Hemocentro alerta que é importante manter a média apresentada no primeiro semestre de 2022.
Uma única doação pode salvar até quatro vidas, dependendo do hemocomponente que o paciente precisa receber. A plaqueta é o hemocomponente com validade mais curta, de apenas cinco dias.
Doe sangue
A doação de sangue é um processo que leva até 90 minutos, desde o cadastro até o lanche pós-coleta. Para evitar aglomerações, oatendimento agendado continua obrigatório e deve ser feito pelo site agenda.df.gov.br.
Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável. Quem passou por cirurgia, exame endoscópico ou adoeceu recentemente deve consultar o site do Hemocentro para saber se está apto a doar sangue. Quem teve gripe deve aguardar 15 dias após o desaparecimento dos sintomas
Já quem teve covid-19 deve aguardar dez dias após o fim dos sintomas, desde que sem sequelas. Caso a pessoa seja assintomática, o prazo é contado a partir da data de coleta do exame. Já quem teve contato com pessoa diagnosticada ou com suspeita de covid-19 nos últimos dez dias fica impedido de doar sangue por sete dias após esse encontro..
Com relação aos imunizantes, o tempo de impedimento é mais curto: a vacina contra gripe e a Coronavac impedem a doação de sangue por dois dias após a dose. Já as vacinas Pfizer, Astrazeneca e Janssen impedem por sete dias após cada dose.
Agendamento
O atendimento para doação de sangue é feito mediante agendamento prévio. A medida foi adotada em virtude da pandemia de coronavírus, a fim de aprimorar o controle do número de pessoas que aguardam para doar sangue. E será mantido, em função da comprovada otimização de tempo de permanência dos candidatos à doação nas dependências da Fundação, trazendo maior comodidade.
O agendamento individual pode ser feito pelo site Agenda DF ou pelos telefones 160 opção 2, ou 0800 644 0160. O horário desse atendimento telefônico é de segunda a sexta, das 7h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h.
O agendamento de grupos para doação de sangue deve ser feito pelos telefones (61) 3327-4413 ou (61) 3327-4447. Nesses números, o atendimento telefônico é prestado de segunda-feira a sábado (exceto feriados), das 7h às 18h.
Confira, abaixo, a programação do Hemocentro durante a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue.
Segunda (21)
→10h: Apresentação Banda da Aeronáutica
→11h: Abertura oficial da Semana do Doador e homenagens aos doadores
Terça (22)
→9h: Show com o Grupo Patubatê
→14h: apresentação do Grupo Sangue Bom, com repertório de MPB e sertanejo
Quarta (23)
→10h: BC Araújo
→15h30: Grupo Roda do Sudoca
Quinta (24)
→Das 7h15 às 11h: atendimento ao público
Sexta (25)
→10h: apresentação do Quarteto de Cordas da Força Aérea Brasileira
Sábado (26)
→15h: Banda do Arthur Primal Wrath
⇒A programação poderá sofrer alterações ao longo da semana.
* Com informações da Fundação Hemocentro de Brasília

Até 22 de janeiro, profissionais de saúde, sociedade civil, pacientes e demais interessados poderão enviar sugestões

Neoenergia Brasília amplia equipes e assegura suporte 24 horas para garantir fornecimento de qualidade no DF

Abordagem contemplará pontos da Asa Norte

Neoenergia manterá serviços presenciais em sete regioes administrativas durante estes dias, fechando de quarta (31) a sexta (2/1)
