
GDF formaliza acordo de cooperação para modernização do Pavilhão do Parque da Cidade
Iniciativa tem duração inicial de 180 dias e não envolve repasse de recursos entre os participantes
As placas apontam onde estão as saídas de emergência em caso de incêndio ou outras situações que exijam a evacuação do local Foto: Paulo H.Carvalho/Agência Brasília As paredes de placas cimentícias do Túnel de Taguatinga ganharam o reforço de mais um item de segurança da obra viária. São as sinalizações das rotas de fuga. Os …
Continue reading “Túnel de Taguatinga ganha sinalização de segurança com rotas de fuga”
As placas apontam onde estão as saídas de emergência em caso de incêndio ou outras situações que exijam a evacuação do local
Foto: Paulo H.Carvalho/Agência Brasília
As paredes de placas cimentícias do Túnel de Taguatinga ganharam o reforço de mais um item de segurança da obra viária. São as sinalizações das rotas de fuga. Os materiais informam sobre os sete caminhos de evacuação do espaço.
De cores verde e branco, as placas foram instaladas nos dois lados das passagens subterrâneas e mostram a distância em metros e a direção dos escapes. O objetivo é direcionar os motoristas em eventual emergência com necessidade de saída.
“As placas são importantíssimas, porque elas estão nas paredes do túnel sinalizando onde estão as rotas de fuga. Ao todo, temos sete, sendo cinco portas corta-fogo [tradicionais] e duas laterais”, conta o engenheiro civil fiscal da obra, Antônio Carlos Ribeiro da Silva.
Instaladas na grande parede que divide o fluxo de veículos no túnel, as cinco portas de correr poderão ser abertas de forma automática, em caso de incêndio, pelos técnicos que vão trabalhar na sala de comando da obra viária.
“Essas portas serão usadas exclusivamente para evacuar o ambiente em situações de emergência”, explica o engenheiro André Borges. “No dia a dia, elas deverão ser mantidas fechadas, para não prejudicar a eficiência do sistema de exaustão.”
A parede central do Túnel de Taguatinga terá, ainda, quatro portas corta-fogo giratórias, semelhantes aos modelos encontrados em prédios e salas de cinema. Essas serão instaladas de duas em duas, abrindo um vão grande o suficiente para permitir a passagem de veículos de um lado ao outro do complexo.
A sinalização se junta a outros itens de segurança do complexo viário, como as luminárias de emergência, os sensores de fumaça, os hidrantes e os ventiladores. Tudo para garantir a proteção e o conforto dos usuários do túnel.
Iniciativa tem duração inicial de 180 dias e não envolve repasse de recursos entre os participantes
Carros serão utilizados em atividades que promovam a qualidade de vida nos ambientes laborais
Em maio deste ano, foram registrados 40.089 admissões e 37.132 desligamentos; saldo positivo é de 2.957 pessoas com emprego formal
Agentes do Procon estão nas ruas cobrando documentos que justifiquem reajuste ocorrido na quinta (3)