
Cruzeiro recebe ação educativa sobre descarte correto de resíduos volumosos
Projeto Cata Treco coleta itens como móveis usados e eletroeletrônicos quebrados
Modernas placas cimentícias, vindas de Capivari (SP), têm alta resistência e permitem fácil instalação hidráulica e elétrica. Material é o mesmo usado no túnel do aeroporto As paredes do Túnel de Taguatinga, ao longo de seu percurso de pouco mais de 1 km, serão revestidas de placas cimentícias. Feitas em concreto, elas darão um tom …
Continue reading “Túnel de Taguatinga terá paredes impermeáveis e sustentáveis”
Modernas placas cimentícias, vindas de Capivari (SP), têm alta resistência e permitem fácil instalação hidráulica e elétrica. Material é o mesmo usado no túnel do aeroporto
As paredes do Túnel de Taguatinga, ao longo de seu percurso de pouco mais de 1 km, serão revestidas de placas cimentícias. Feitas em concreto, elas darão um tom de modernidade, mais ventilação e uma melhor acústica ao túnel, que mudará de vez a rotina da cidade. Essa é mais uma característica da construção, considerada a maior obra viária em execução no País e que tem um investimento de R$ 275 milhões por parte do Governo do Distrito Federal (GDF).
“Vale lembrar que o material é sustentável e reduz os custos com o descarte de resíduos. Além do que, a instalação hidráulica e elétrica é facilitada, pois os espaços internos existentes entre as estruturas simplificam o processo”Ricardo Terenzi, subsecretário de Acompanhamento e Fiscalização da Secretaria de Obras
Nos últimos dias, os operários começaram a fixar os perfis metálicos nas paredes – estruturas que darão sustentação às placas cimentícias. Serão cerca de 20.500 metros quadrados de lajotas de 10 mm instaladas pelo túnel. Esse é um material já usado em outra moderna passagem da capital, o túnel do aeroporto. “Essas placas têm uma instalação rápida e relativamente simples. Além disso, o material possui alta capacidade de resistência e sua impermeabilização permite o contato com a água”, explica o subsecretário de Acompanhamento e Fiscalização da Secretaria de Obras, Ricardo Terenzi.
Segundo o subsecretário, outra vantagem é a sustentabilidade. A geração de entulhos é praticamente inexistente com as placas cimentícias, o que permite uma obra mais limpa. “Vale lembrar que o material é sustentável e reduz os custos com o descarte de resíduos. Além do que, a instalação hidráulica e elétrica é facilitada, pois os espaços internos existentes entre as estruturas simplificam o processo”, aponta Terenzi.
As modernas placas virão da cidade de Capivari (SP) direto para Taguatinga, segundo a empresa de construção responsável pelo serviço. Três bitrens se encarregarão de transportar o material.
Cronograma
A colocação das placas será iniciada na primeira semana de junho, primeiramente no viaduto norte e, a seguir, no sul. A obra do Túnel de Taguatinga está sendo feita pelo GDF, por meio da Secretaria de Obras e do consórcio de empresas contratadas intitulado Novo Túnel. O túnel já conta com 70% das obras executadas, em um trabalho feito por cerca de 400 operários. A construção vai beneficiar mais de 130 mil motoristas.
Projeto Cata Treco coleta itens como móveis usados e eletroeletrônicos quebrados
Ação social no Paranoá marcou o fim da sexta edição da iniciativa coordenada pela Chefia-Executiva de Políticas Sociais; doações continuarão ao longo do inverno em diversas regiões do DF
Mais de 17 mil peças doadas pelas pastas nesta quinta (17) vão beneficiar população em situação de vulnerabilidade, instituições assistenciais e pacientes da rede pública de saúde
São 80 vagas para a qualificação profissional em profissões como barbeiro e designer de unhas