
Áreas no Paranoá ficam sem energia nesta quinta-feira (18)
Desligamento será das 10h às 16h. Interrupção temporária é necessária para garantir segurança dos profissionais e da população
Cada galeria é interditada de forma alternada, sempre no período das 22h às 5h
Cada galeria é fechada de forma alternada, quinzenalmente. Inaugurado em 5 de junho de 2023, o Túnel Rei Pelé recebe rotineiramente serviços de manutenção para conservação, preservação e sustentabilidade da estrutura. Entre eles, está o da limpeza periódica. Todas as segundas-feiras, a passagem subterrânea é interditada, sempre das 22h às 5h, para equipes do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) trabalharem.
Durante a interdição de determinada galeria para limpeza, a recomendação é que os motoristas utilizem a Avenida Central como rota alternativa.
Durante a interdição de determinada galeria para limpeza, a recomendação é que os motoristas utilizem a Avenida Central como rota alternativa.
“O fechamento ocorre sempre no período noturno para que possamos causar o menor impacto à população, realizando a manutenção dessa obra imprescindível para a mobilidade urbana do Distrito Federal. A população será avisada com antecedência de qualquer alteração no cronograma”, explicou Janaína Chagas, secretária-executiva de Obras.
Manutenções periódicas garantem o bom funcionamento dos equipamentos presentes na passagem subterrânea, como ventiladores e câmeras-Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
Uma vez por mês, o Túnel Rei Pelé também é fechado para que seja executada a manutenção preventiva dos jatos ventiladores. Cada ventilador pesa cerca de uma tonelada e tem a função de melhorar a qualidade do ar no interior da passagem, em caso de engarrafamentos, e de retirar a fumaça de dentro do túnel, em caso de incêndio.
“A estrutura do Rei Pelé conta com 52 jatos ventiladores. O objetivo dessas ações de manutenção é garantir a eficiência contínua desses equipamentos. Sempre que possível, essas ações são executadas no mesmo dia em que a estrutura já se encontra fechada para limpeza”, esclarece Chagas.
A secretária-executiva também pontua que os sistemas de ventilação, iluminação, incêndio e câmeras, entre outros, funcionam de forma integrada e automatizada. “Sempre que se fizer necessário, o túnel poderá ser fechado, no horário noturno, para ações de manutenção nesses equipamentos”, conclui.
*Com informações da Secretaria de Obras do Distrito Federal (SODF)
Desligamento será das 10h às 16h. Interrupção temporária é necessária para garantir segurança dos profissionais e da população
Abordagem deve passar por três pontos da região administrativa
Novo corredor vai beneficiar 52 linhas com 774 viagens por dia
Programa gratuito de transporte público do GDF amplia circulação na cidade, estimula lazer, fortalece o comércio e aumenta arrecadação