Relator do Orçamento relata pressão de ministros para aumento de recursos, mas cobra solução para emendas
Proposta enviada no ano passado pelo governo deve ser refeita após aprovação de pacote fiscal e novo salário mínimo
Empresa tentou, por anos, reativar o negócio em meio à queda nas vendas
A Tupperware pediu recuperação judicial no Estados Unidos, após anos de luta com a queda nas vendas e o aumento da concorrência. A empresa de capital aberto entrou com o pedido de proteção contra falência sob o Capítulo 11, listando ativos entre US$ 500 milhões e US$ 1 bilhão e passivos entre US$ 1 bilhão e US$ 10 bilhões, de acordo com seu registro judicial.
A empresa de 80 anos de existência buscará aprovação judicial para facilitar um processo de venda do negócio e continuar operando durante os procedimentos de falência, afirmou em um comunicado separado.
Desde 2020, a empresa de utensílios de cozinha, que durante décadas dominou o mundo do armazenamento de alimentos, vinha alertando sobre dúvidas quanto à sua capacidade de continuar em operação. Em junho deste ano, planejava fechar sua única fábrica nos Estados Unidos e demitir quase 150 funcionários.
O pedido de falência em Delaware ocorreu após meses de negociações entre a Tupperware e seus credores sobre como administrar mais de US$ 700 milhões em empréstimos. Os credores concordaram em dar à empresa algum alívio dessa dívida, mas os negócios continuaram a deteriorar-se.
O fundador da Tupperware, Earl Tupper, apresentou seus produtos de plástico ao público em 1946 e posteriormente patenteou sua vedação flexível e hermética. Os produtos da marca logo inundaram os lares americanos, em grande parte através de festas de vendas independentes realizadas em casas nos subúrbios dos EUA, ajudando a empresa a dominar o mercado por décadas.
Mas, à medida que esses encontros desapareceram e a concorrência aumentou, a demanda por seus produtos icônicos começou a enfraquecer. A empresa não conseguiu acompanhar o ritmo de mudança do varejo e dos consumidores, que começaram a comprar on-line muitos dos produtos que a Tupperware vendia.
A pandemia de Covid impulsionou brevemente as vendas, com o aumento de pessoas comendo em casa e comprando seus produtos, mas o crescimento não durou muito.
Em 2022, a empresa ainda dependia de vendas diretas realizadas por um exército de 300 mil vendedores amadores. Mas os consumidores estavam cada vez mais comprando on-line produtos similares — e muitas vezes mais baratos. Eles iam diretamente à Amazon ou Walmart, e aqueles que queriam evitar a compra de mais produtos de plástico encontravam recipientes similares feitos de embalagens mais ecológicas.
No ano seguinte, a empresa foi envolvida na febre das “meme stocks”. O aumento surpreendente no preço das ações mascarou muitos dos problemas subjacentes da empresa, e persistiu apesar da própria empresa alertar que havia dúvidas substanciais sobre sua capacidade de continuar operando.
No ano passado, a Tupperware substituiu seu CEO. Em junho, a empresa fez planos para fechar sua única fábrica nos EUA e demitir quase 150 funcionários. Isso não foi suficiente para conter a perda de caixa. E, no fim, não foi suficiente para salvar a empresa.
Proposta enviada no ano passado pelo governo deve ser refeita após aprovação de pacote fiscal e novo salário mínimo
Calendário de pagamento do PIS/Pasep em 2025 começa em 17 de fevereiro para os nascidos em janeiro
DXY, que mede a moeda frente a uma cesta de outras seis divisas, operava no maior patamar desde setembro de 2022; Bolsa de Tóquio cai mais de 1,5%
Estimativa está acima do teto da meta de inflação, definida pelo CMN