
Anvisa chama atenção para riscos de canetas emagrecedoras manipuladas
Agência emitiu alerta sobre compra e consumo desses medicamentos

Prática foi implementada na rede pública de saúde em 2010 e está aberta para a comunidade de Brazlândia de forma gratuita Foto: Lúcio Bernardo Jr./ Agência Brasília Toda semana, os pacientes e funcionários da Unidade Básica de Saúde 1 de Brazlândia contam com um momento de relaxamento e redução de estresse promovido pela equipe técnica …
Continue reading “UBS oferece atividades semanais de relaxamento”
Prática foi implementada na rede pública de saúde em 2010 e está aberta para a comunidade de Brazlândia de forma gratuita

Foto: Lúcio Bernardo Jr./ Agência Brasília
Toda semana, os pacientes e funcionários da Unidade Básica de Saúde 1 de Brazlândia contam com um momento de relaxamento e redução de estresse promovido pela equipe técnica da unidade. Às sextas-feiras, a partir das 8h30, os servidores promovem aulas da Técnica de Redução de Estresse (TRE), na área externa da UBS. A prática consiste numa sequência de exercícios, alongamentos e posturas que ativam tremores espontâneos em certos músculos do corpo e liberam as tensões.
A técnica foi introduzida na rede pública de saúde do DF em 2010. Desde então, diversos servidores da Secretaria de Saúde (SES-DF) foram capacitados e diversos grupos regulares da atividade foram criados. As aulas são abertas à comunidade no geral. Em Brazlândia, a população pode procurar as atividades de TRE também na UBS 2, localizada na Vila São José. Lá, a prática ocorre toda quarta-feira, às 8h30.

“A gente faz sete exercícios que estimulam os tremores e, a partir daí, conseguimos fazer a liberação das tensões que há no corpo. Primeiro, nós fazemos um alongamento, depois o relaxamento e, por fim, abrimos espaço para um momento de partilha, no qual os participantes podem compartilhar o que acharam da atividade do dia”, explicou o agente comunitário da UBS 1 Railton Xavier de Jesus.

Já a dona de casa Meire da Silva, 52 anos, revelou que a prática das atividades já faz parte da sua rotina. “Já estou vindo na UBS há quase sete meses. Me sinto muito bem. É algo que a gente não sabe que o corpo precisa liberar. Tem muito cansaço e estresse da rotina do dia a dia. Só tenho a aconselhar as outras pessoas que passam por alguma dificuldade que não deixem de experimentar as aulas de TRE”, defendeu.
Leide Rodrigues é enfermeira da UBS 1 e, segundo ela, a prática dos exercícios da TRE auxilia no melhor atendimento à população que frequenta a unidade. “Eu participo desde 2012. Sinto um relaxamento, momento de bem-estar e de autocuidado que melhora as tensões. Quando a gente está bem, a gente começa a atender melhor os pacientes, transmitindo mais calma e segurança. Isso é muito importante”, pontuou.
Além das aulas da TRE, as UBSs 1 e 2 de Brazlândia promovem outras atividades de saúde entre a comunidade. Às segundas e quartas-feiras, a partir das 7h30, há grupos de caminhada para todas as idades com ponto de encontro na UBS 1. Na UBS 2, há um grupo de Lian Gong — ginástica terapêutica e preventiva chinesa — às terças e quintas-feiras, a partir das 8h.

Agência emitiu alerta sobre compra e consumo desses medicamentos

Texto regulamenta Comitê Gestor do IBS e setores da economia

Objetivo era fornecer medicamentos, mas negociação não foi adiante por causa da operação da Polícia Federal

Segundo as investigações, os dois deputados teriam usado servidores de indicação política para desviar recursos públicos
