
Adeus, Bolsa Família! Beneficiários aumentam renda e deixam o programa
Em julho, quase um milhão de famílias deixaram o programa após elevarem sua renda
Porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS), ao todo o GDF possui 181 unidades básicas de saúde
De janeiro a junho deste ano, as unidades básicas de saúde (UBSs) da Secretaria de Saúde (SES-DF) realizaram mais de 2,1 milhões de atendimentos, segundo dados do Portal de Informações e Transparência da Saúde do Distrito Federal (InfoSaúde-DF). Desse total, 302,9 mil foram de saúde bucal.
Para o titular da SES-DF, Juracy Lacerda, os números reforçam a importância da Atenção Primária à Saúde (APS) como a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). “O cuidado contínuo e próximo à população é uma das premissas do SUS e as UBSs oferecem esse atendimento inicial. Estamos investindo cada vez mais na melhoria dos serviços oferecidos”, afirmou.
Nas UBSs, o cidadão é acolhido por uma equipe multiprofissional qualificada. O atendimento é feito por médicos de família e comunidade e enfermeiros, que acompanham a saúde dos pacientes em todas as fases da vida, com foco na integralidade do cuidado e na construção de vínculos duradouros.
De acordo com o coordenador da Atenção Primária à Saúde no DF, Fernando Moreira, que também é médico de família e comunidade, o modelo adotado permite um acompanhamento mais eficaz e preventivo. “Cuidar de uma população que envelhece exige proximidade e vínculo. A maioria dos problemas de saúde está relacionado ao modo de vida, às condições de moradia, trabalho e relações sociais. E tudo isso se acompanha melhor quando se está por perto”, destaca.
As 181 UBSs da Secretaria de Saúde atuam na prevenção e no tratamento dos problemas de saúde mais frequentes, enquanto os hospitais lidam com casos de maior complexidade e urgência. Cada UBS é formada por Equipes de Saúde da Família (eSF), compostas por médicos de família, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde, além das Equipes de Saúde Bucal (eSB), com dentistas e técnicos. O cuidado é ampliado com o apoio das equipes multiprofissionais (eMulti), que contam com psicólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, farmacêuticos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e assistentes sociais.
“O objetivo da Atenção Primária é justamente promover saúde antes que os problemas se agravem. Por isso, as UBSs desenvolvem ações de prevenção de doenças, promoção da saúde, acompanhamento de condições crônicas como hipertensão e diabetes, além de serviços em saúde da mulher, bucal, vacinação, entre outros”, explica Moreira.
As UBSs estão presentes em todas as regiões do Distrito Federal, facilitando o acesso da população ao atendimento de saúde de forma ágil, acolhedora e resolutiva. São espaços pensados para acompanhar as pessoas ao longo da vida, promovendo saúde e prevenindo doenças com base na realidade local.
Confira aqui a sua unidade básica de saúde de referência.
*Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)
Em julho, quase um milhão de famílias deixaram o programa após elevarem sua renda
Grupo de trabalho tem até 90 dias para apresentar documento inicial
Prazos para pagamento do tributo seguem até sexta (15) e são definidos pelo dígito final da inscrição do imóvel no Cadastro Imobiliário do Distrito Federal; veja como conferir
Oportunidades estão distribuídas em diversas regiões administrativas; interessados devem cadastrar o currículo por aplicativo ou presencialmente