
Confira locais de atendimento itinerante sobre energia elétrica esta semana
Distribuidora oferece acesso a todos os serviços em locais distintos

Foto: Divulgação/Gab. Wellington Luiz Com transmissão ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube, e tradução simultânea em Libras, a Câmara Legislativa comemorou o Dia do Agente Policial de Custódia em sessão solene na noite desta quarta-feira (8) no plenário. O autor da homenagem e presidente da Casa, deputado Wellington Luiz (MDB), reconheceu a dedicação profissional dos …

Foto: Divulgação/Gab. Wellington Luiz
Com transmissão ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube, e tradução simultânea em Libras, a Câmara Legislativa comemorou o Dia do Agente Policial de Custódia em sessão solene na noite desta quarta-feira (8) no plenário. O autor da homenagem e presidente da Casa, deputado Wellington Luiz (MDB), reconheceu a dedicação profissional dos policiais que atuam na área de custódia e destacou a importância da união entre as categorias da Polícia Civil do DF (PCDF).
Ao enfatizar sua admiração pelo trabalho dos policiais civis, o deputado Thiago Manzoni (PL) os parabenizou pelos serviços prestados “com coragem”.
O secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, salientou a confiança mútua construída durante o processo de intervenção federal e agradeceu a atuação da Polícia Civil do DF em defesa da democracia. “As forças de segurança do País precisam ser, cada vez mais, integradas”, afirmou.
Segundo o secretário, a expectativa é o governo federal “continuar o trabalho de valorização dos servidores da segurança pública”, ao citar, entre outras inciativas, linhas de financiamento de habitação.
Por sua vez, o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, cumprimentou os agentes de custódia pela atividade que exercem, que ele classificou como “sensível, difícil e perigosa”, assinalando que esses profissionais atuam na ponta. Ele lembrou sua passagem como diretor do sistema penitenciário, experiência que o levou a conviver com os agentes e, por isso, admirar e respeitar a categoria.
O diretor-adjunto da Polícia Civil do DF (PCDF), Benito Tiezzi, também parabenizou os agentes de custódia, ao pontuar que eles são “indispensáveis” aos quadros da instituição e defender a realização de concurso para o cargo.

As transformações na carreira, que teve origem no sistema penitenciário do DF, foram descritas pelo presidente da Associação dos Agentes Policiais de Custódia da PCDF, Fabrício Gildino, que apontou a modernização das funções. Ele citou as dificuldades enfrentadas pelos agentes, como as jornadas exaustivas e ininterruptas, e reivindicou equiparação salarial entre a PCDF e a Polícia Federal. O mesmo pleito foi reforçado pela presidente do Sindicato dos Delegados de PCDF (Sindepo/DF), Claudia Aparecida Alcântara, que ressaltou o trabalho conjunto entre as entidades sindicais e as parcerias com os representantes de governo.
Também argumentou pela equiparação entre a PCDF e a Polícia Federal o presidente do Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol-DF), Enoque Venâncio. Por ter atuado no sistema penitenciário, Enoque considerou justa e merecida a homenagem aos agentes de custódia, e endossou a valorização da carreira.
“A união entre as representações da PCDF é fundamental para qualquer conquista”, avaliou o senador Izalci Lucas (PSDB/DF), que considera viável a equiparação salarial no próximo ano. A PCDF como um todo é motivo de orgulho, disse o senador, ao afirmar seu reconhecimento ao trabalho dos agentes de custódia.
Para a deputada Érika Kokay (PT/DF), o processo de negociação precisa ser mais célere para fazer justiça às forças de segurança pública do DF. Ela manifestou apoio ao desafio de assegurar a isonomia salarial entre as polícias e a valorização das carreiras.
Ao final do evento, foram entregues premiações, como a Medalha do Mérito Policial de Custódia, a personalidades que demonstraram contribuição à carreira e a agentes que se destacaram em suas funções.
Franci Moraes – Agência CLDF

Distribuidora oferece acesso a todos os serviços em locais distintos

Destacado no 4º Prêmio FAPDF, o professor João Luiz Durigan lidera estudo para aprimorar a eficiência e o conforto da reabilitação neuromuscular

Alterações envolvem novo acesso à EPIG e em trecho da via em frente ao SIG, onde haverá mudança no funcionamento da faixa reversa

Iniciativa que integra a campanha Dezembro Laranja, coordenada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, também realizou 40 remoções cirúrgicas e agendou outros 50 procedimentos
