Brasília Agora
Brasília Agora


DESTAQUE

Unidade Básica de Saúde: um pilar essencial da Atenção Primária

16 de novembro, 2024 / Por: Secretaria de Saúde do Distrito Federal

UBSs são a primeira porta de entrada do SUS; equipe multidisciplinar oferece cuidado integrado e acessível

Unidade Básica de Saúde: um pilar essencial da Atenção Primária
Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

As Unidades Básicas de Saúde (antes conhecidas como Centros de Saúde, Postos de Saúde e Clínicas da Família) são a porta de entrada para os principais problemas de saúde da população. As equipes são compostas minimamente por diferentes profissionais como enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e dentistas que são qualificados para atender quaisquer condições de saúde dos usuários de todas as idades (de recém nascidos a idosos). Há também uma equipe multiprofissional composta por psicólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, farmacêuticos, dentre outros. Em alguns casos pode haver a necessidade de encaminhamento para atendimento por um profissional especializado ou para os serviços de urgência e emergência. 

Cada Unidade Básica de Saúde (UBS) é responsável pela assistência à saúde de uma população definida. Para encontrar sua unidade de referência, definida pelo endereço de moradia,, clique aqui

Horário de atendimento em dias úteis

Verifique aqui o horário de funcionamento e localização da sua UBS de referência

O que preciso para receber atendimento?

Não há nenhum pré-requisito para ser atendido nas unidades básicas de saúde.

Documentos necessários

Documento oficial de identificação com foto;

Cartão Nacional do SUS (Cartão SUS);

Recomenda-se levar o comprovante de residência (não obrigatório)

A documentação não é exigida para pessoas em situação de rua.

Fluxo de atendimento

Basta comparecer a sua UBS de referência para ser acolhido por um profissional da equipe que vai coletar as informações e avaliar a necessidade de atendimento imediato – casos agudos e de maior gravidade – procedimentos, vacinação, agendamento de serviços ou encaminhamento à unidade de saúde responsável pelo território de residência do usuário.

As ações como consultas, cadastro, visitas domiciliares, acompanhamento de condições como diabetes e hipertensão, acompanhamento do pré-natal são realizadas pela sua equipe de referência.

Se houver necessidade de consultas ou atendimentos com outros profissionais como: cardiologista, oftalmologista, ortopedista, neurologista, psiquiatra, entre outros, estas serão avaliadas pela equipe de saúde da família e encaminhadas e agendadas pelo profissional da UBS. Após a consulta, você deve retornar à sua equipe de referência para continuidade do acompanhamento.

Observação: Vacinação pode ser realizada em qualquer UBS que disponibilize esse serviço, independentemente do lugar onde você mora.

Clique para acessar todos os pontos de vacinação

Prioridade de atendimento

A definição de prioridade de atendimento é feita por meio da Classificação de Risco, processo que avalia a gravidade da situação utilizando critérios clínicos e de vulnerabilidade.

Saúde da Família

As UBSs contam com equipes de Saúde da Família (eSF) compostas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde e por equipes de saúde bucal, composta por cirurgião-dentista e técnico em saúde bucal.

Esses profissionais podem atuar conjuntamente com o apoio das equipes Multiprofissionais (eMulti). Esses núcleos contam com profissionais de outras especialidades – fonoaudiólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, farmacêutico, nutricionista e assistente social – de acordo com as demandas de saúde daquele território.

Por meio desse modelo, a população local conta sempre com uma equipe de referência para cuidar de sua saúde. As equipes estão aptas a atender e acompanhar a saúde dos indivíduos ao longo das diferentes fases da vida. Confira os serviços oferecidos nas UBSs Normas e regulamentações Atendimento a populações específicas ou em situação de maior vulnerabilidade