
Carnaval no DF tem redução de 42,9% de registros policiais
Desde o início da folia, foi registrado o total de 83 ocorrências relacionadas às festividades carnavalescas, sendo que em 2024 foram mais de 70 casos por dia
O projeto visa aprimorar a gestão de resíduos da construção civil e ampliar a capacidade de reciclagem na capital
Com o intuito de otimizar a gestão de resíduos da construção civil (RCC), o SLU contratou, no começo deste ano, uma consultoria especializada para elaborar o projeto executivo da nova URE, que será construída em um terreno cedido pela Terracap, próximo ao entroncamento das rodovias BR-060 e DF-180. O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) está avançando no planejamento para estabelecer uma nova e moderna unidade de recebimento de entulhos (URE).
5 mil toneladas
Total de resíduos que a atual URE recebe diariamente
A futura unidade, projetada para se estender por uma área de 60 hectares, representará um marco para a sustentabilidade urbana do Distrito Federal. A instalação está sendo planejada para recepção, triagem, processamento e destinação adequada dos resíduos da construção civil produzidos no DF.
Com uma projeção de vida útil de 50 anos, a nova URE terá a capacidade de reciclar até 79% do RCC que receber. A implementação de uma planta de reciclagem no local viabilizará a geração de agregados reciclados, como brita, rachão e cascalho, que serão empregados em várias obras públicas, incluindo na manutenção de vias.
Hoje, o SLU opera a URE localizada no Aterro Controlado do Jóquei. O objetivo é que, com a construção da nova unidade, seja intensificado o processo de recuperação dessa área, que já abrigou o classificado como segundo maior lixão a céu aberto do mundo.
Na sexta-feira (21), o local onde será construída a nova unidade foi visitado por equipes do GDF das quais fazia parte o diretor-presidente do SLU, Silvio Vieira, e outros diretores da autarquia, assim como gestores e representantes da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) e do Instituto Brasília Ambiental.
“A URE recebe hoje cerca de 5 mil toneladas por dia de resíduos da construção civil”, detalhou Silvio Vieira. “São mais de mil caminhões chegando todos os dias ali na Estrutural, que é uma cidade que está consolidada no centro de Brasília e que tem uma dificuldade de receber essa grande quantidade de material da construção civil. Então, trazer isso aqui para uma nova área, uma área totalmente organizada e planejada para isso, onde vai haver um aproveitamento de 79% de todo o resíduo da construção civil que chegar aqui, é uma vitória muito grande para o Distrito Federal.”
*Com informações do SLU
Desde o início da folia, foi registrado o total de 83 ocorrências relacionadas às festividades carnavalescas, sendo que em 2024 foram mais de 70 casos por dia
Prática conhecida como enriquecimento alimentar faz parte da programação de Carnaval do local e traz bem-estar aos animais
Cercamento contempla todas as passagens erguidas para permitir a aproximação da população ao espelho-d’água
Tradicional fechamento da via expressa foi prorrogado; assim, nesta segunda (3) e na terça (4), a população terá mais opções ao ar livre durante o recesso