
Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 4,33% este ano
Estimativa para o PIB é 2,26% em 2025

Empresa cobra pelo uso da “antena” acoplada ao aparelho que permite esse tipo de pagamento, o que inviabiliza a operação

O pagamentos com Pix por aproximação começam nesta sexta-feira, mas usuários do iPhone ficarão de fora, ao menos por enquanto. O serviço estará disponível apenas para quem tem celular com sistema operacional Android, que tem acesso à carteira digital Google Pay.
Recentemente, a Apple liberou a oferta de outras carteiras digitais, além do Apple Pay, na sua loja de aplicativos. Mas, segundo executivos do setor financeiro, a empresa ainda cobra pelo uso da “antena” acoplada ao aparelho que permite os pagamentos por aproximação, o que, na prática, inviabiliza a prestação do serviço.
Como o Pix é gratuito, não seria possível repassar esse custo para o consumidor. Procurada, a Apple não comentou.
A única carteira digital habilitada para o novo meio de pagamento é a Google Pay. Para fazer o Pix por aproximação pela carteira do Google, os usuários vão precisar vincular suas contas à ferramenta.
A partir disso, ao fazer um pagamento, o consumidor só vai precisar desbloquear o celular, aproximar o aparelho e seguir os passos do pagamento Pix pela carteira.
Para que o usuário use a opção de aproximar, o lojista terá que optar, na maquininha, pela opção de pagamento por Pix. O código QR vai aparecer na tela da máquina.
O consumidor então terá que ativar o Google Pay, que irá fornecer as opções de bancos cadastrados pelo usuário.
Quinze empresas de maquininhas já firmaram parceria com o Google Pay para aceitar pagamentos por aproximação no comércio físico:
Em relação às instituições financeiras, clientes dos seguintes bancos poderão pagar com aproximação com o Google Pay.

Estimativa para o PIB é 2,26% em 2025

Com adicionais, valor médio do benefício está em R$ 691,37

Sorteio será realizado no dia 31 de dezembro, às 22h. Veja como participar de bolões

Recomendações abordam trocas, compras online, prazos de entrega e cuidados com cartões-presente durante o período de maior movimento no comércio
