
Gama recebe ação de acolhimento da população em situação de rua nesta quarta (10)
Abordagem está prevista para passar por dez pontos na região administrativa
Áreas rurais de cinco regiões administrativas receberão a primeira etapa da jornada anual de imunização Começa neste sábado (3) a campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos do DF. A primeira etapa contemplará as áreas rurais. No primeiro dia serão montados postos de vacinação nas seguintes regiões administrativas: Ceilândia, Brazlândia, Gama, Riacho Fundo I, Riacho Fundo …
Continue reading “Vacinação antirrábica começa neste sábado”
Áreas rurais de cinco regiões administrativas receberão a primeira etapa da jornada anual de imunização
Começa neste sábado (3) a campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos do DF. A primeira etapa contemplará as áreas rurais. No primeiro dia serão montados postos de vacinação nas seguintes regiões administrativas: Ceilândia, Brazlândia, Gama, Riacho Fundo I, Riacho Fundo II e Park Way.
Já a partir da próxima segunda-feira (5), toda a zona rural do DF receberá a campanha – os postos de vacinação da próxima semana serão divulgados nesta sexta-feira (2). A etapa rural da vacinação ocorrerá até o dia 23 de outubro. A ação ocorre anualmente e é dividida entre as áreas rurais e urbanas para atingir o maior número de cães e gatos em todas as regiões.
Estima-se que a população de cães e gatos em todo o Distrito Federal seja de 345.033 bichos, dos quais 308.419 cães e 36.613 gatos. A expectativa é vacinar pelo menos 80% da população animal.
“Apesar de não haver casos de raiva em cães e gatos no Distrito Federal há muitos anos, é importante que os animais tomem a vacina anualmente e mantenham-se imunizados. A doença está relativamente controlada no DF desde os anos 2000, sendo que o único caso da raiva humana foi registrado em 1978. Ainda assim o vírus rábico circula no DF em morcegos, bovinos, equídeos e outros animais. Por isso é importante a prevenção”, explica o gerente de Vigilância Ambiental de Zoonoses, Rodrigo Menna.
A vacina protege o animal por um ano, de modo que é necessário um reforço a cada 12 meses. A partir dos três meses de idade, cães e gatos saudáveis devem ser vacinados, inclusive as fêmeas grávidas ou que estejam amamentando.
Os animais devem ser conduzidos por pessoas com idade e porte adequados para o manejo e segurança. É recomendado levar os felinos dentro de caixas de transporte apropriadas. O condutor do animal deverá usar máscara e respeitar o distanciamento na fila.
A doença
A raiva pode ser transmitida do animal para o homem por meio da mordida ou pelo contato de ferimento com a saliva do bicho infectado. A vacina permite que o cão e o gato criem anticorpos para defender-se da doença.
Em caso de suspeita da patologia, é importante deixá-lo em observação durante dez dias, em local seguro, para que ele não fuja nem ataque pessoas ou outros animais. Caso não seja possível observá-lo em casa, deve-se encaminhá-lo ao canil da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde.
* Com informações da Secretaria de Saúde
Abordagem está prevista para passar por dez pontos na região administrativa
Programa Igreja Legal já regularizou 554 imóveis desde 2019, garantindo segurança jurídica a templos religiosos e instituições de assistência social
Unidade vai produzir mosquitos Aedes aegypti inoculados com a bactéria Wolbachia, inofensiva ao ser humano e capaz de impedir a multiplicação dos vírus; eles serão liberados em dez regiões administrativas, impactando mais de 700 mil pessoas
Serviços gratuitos estarão disponíveis no estacionamento do Boulevard Shopping, das 16h às 22h