
Taguatinga recebe ação de acolhimento da população em situação de rua nesta quinta
Abordagem está prevista para passar por 10 pontos na região administrativa

Movimento de passageiros foi intenso, semelhante ao registrado no mesmo período do ano anterior
Durante o Carnaval 2026, o sistema de transporte público coletivo do DF registrou grande movimentação de passageiros, com a população se beneficiando do programa Vai de Graça por quatro dias seguidos. Foram 2.469.056 acessos nos ônibus e no metrô da capital. Mais uma vez, a população aproveitou a gratuidade no transporte coletivo para frequentar os eventos realizados por todo o Distrito Federal.
Os ônibus tiveram 2.129.494 embarques nos quatro dias de folia, enquanto o metrô registrou 339.562 acessos. No Carnaval anterior, foram 2.252.038 viagens nos coletivos e 306.099 acessos no metrô. A segunda-feira (16), com os ônibus circulando em horários de dia útil e o metrô com viagens até 1h da madrugada, foram transportados 722.088 passageiros em todo o DF. Houve uma pequena redução de 3,4% no total de viagens, com impacto na segunda-feira e na terça-feira de Carnaval. Veja quadro comparativo ao final da matéria.
De acordo com o secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Zeno Gonçalves, a movimentação de passageiros durante o Carnaval altera os horários de pico do transporte coletivo, exigindo maior controle da operação para atender à população. “Tivemos um Carnaval bastante movimentado, com a quantidade de passageiros semelhante ao mesmo período do ano anterior, e a frota de ônibus operou com regularidade em todos os eventos do Distrito Federal. Mais uma vez, o transporte público coletivo do DF mostra a sua eficiência para atender aos deslocamentos da população”, afirmou o secretário.
A gratuidade no transporte público coletivo do DF durante o Carnaval é prevista no Decreto do GDF nº 46.924/2025, o mesmo que instituiu o programa Vai de Graça aos domingos e feriados. A gratuidade começou à zero hora de sábado (14) e se estendeu até às 23h59 de terça-feira (17).
Com as passagens de graça durante todo o período de Carnaval, o transporte público do DF funciona com reforço de viagens ao longo do dia e na dispersão do público para atender a demanda de passageiros. Em 2025, a Semob determinou o reforço de frota com 90 veículos a mais. Este ano, foram disponibilizados 110 veículos a mais para atender às viagens extras.
*Com informações da Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob-DF)

Abordagem está prevista para passar por 10 pontos na região administrativa

Forças de segurança contaram com colaboração da população durante toda a folia; entre as ocorrências registradas, 70% foram de furto de celular

Unidade oferece tratamento multidisciplinar aos bichos; foco é a reabilitação, com soltura na natureza

Mobilização de 1.200 trabalhadores em três turnos garantiu limpeza permanente dos circuitos; volume é quase o dobro do registrado em 2025
