
Divulgação de conteúdos falsos criados com IA mais do que triplicaram entre 2024 e 2025
Estudo mostra crescimento do uso da IA para conteúdos políticos

O contrato para a construção do veículo foi firmado entre o Ministério da Infraestrutura e a concessionária do aeroporto Passageiros e funcionários do Aeroporto Internacional de Guarulhos, na grande São Paulo, vão contar com um novo meio de transporte mais rápido e moderno para chegar até o terminal. O Automated People Mover (APM), um tipo …
O contrato para a construção do veículo foi firmado entre o Ministério da Infraestrutura e a concessionária do aeroporto
Passageiros e funcionários do Aeroporto Internacional de Guarulhos, na grande São Paulo, vão contar com um novo meio de transporte mais rápido e moderno para chegar até o terminal. O Automated People Mover (APM), um tipo de veículo sobre trilhos 100% automatizado, vai conectar os terminais de passageiros do aeroporto à estação da Linha 13-Jade, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Governo Federal viabiliza ligação ferroviária ao Aeroporto de Guarulhos – Foto: GRU Airport/Divulgação
O termo aditivo ao contrato de concessão do aeroporto para construção do modal foi assinado nesta quarta-feira (8) pelo Ministério da Infraestrutura e a concessionária GRU Airport, que administra o terminal. A previsão é que as obras comecem em janeiro de 2022 e durem 24 meses.
“São Paulo e toda a grande São Paulo têm um volume de demanda de infraestrutura, especialmente de meios de transporte. É destaque que precisa ter aqui um equipamento de ponta. E é isso que estamos trazendo hoje para o maior aeroporto do país, para o maior aeroporto da América do Sul. Estamos trazendo um equipamento de ponta que representa efetivamente o que Guarulho é para o Brasil e para o mundo”, ressaltou o secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio.
A iniciativa faz parte do Setembro Ferroviário, temporada de ações federais para incentivar o transporte por trilhos no país.

Estão previstos investimentos de R$ 271,7 milhões no novo transporte. O aditivo vai possibilitar que parte da outorga que a concessionária do aeroporto pagaria à União seja usada na obra do People Mover.
Com 2.731 metros de extensão, o modal contará com três veículos com capacidade para 200 usuários cada um. Equipados com ar-condicionado e wi-fi, eles têm espaço para acomodar bagagens e trazem um painel de informações conectado ao aeroporto. Em Guarulhos, o sistema terá estações nos três terminais do aeroporto e junto à CPTM.
Hoje, a ligação entre o Terminal de Guarulhos e a Estação Aeroporto da Linha 13-Jade da CPTM é feita por ônibus oferecidos pela GRU Airport. Para chegar ao terminal 2, o de maior movimento no aeroporto, a viagem chega a durar 10 minutos. Os passageiros ainda enfrentam desconfortos como carregar malas durante o deslocamento e a possibilidade de pegarem ônibus cheios.
Com o Automated People Mover, o público fará apenas uma baldeação e será deixado na porta de cada um dos terminais de passageiros. E o tempo de viagem e de espera será de apenas 6 minutos.
“People Mover, monotrilho, integração do aeroporto com o metrô, seja qual for o nome que a população vai dar, sem dúvida nenhuma ele é um imperativo à necessidade de mobilidade, de conexão desse aeroporto com a sociedade local, especialmente aqui no estado de São Paulo”, destacou Marcelo Sampaio.
O People Mover é baseado na tecnologia aeromóvel, adotada em aeroportos internacionais. O sistema tem baixo consumo energético e baixo custo construtivo por utilizar estruturas leves.
Ele utiliza rodas e trilhos de aço e sua propulsão pneumática é localizada fora dos veículos. O modal também não emite poluentes. “Vamos deixar de emitir CO2, vamos estar substituindo por uma tecnologia limpa, uma matriz energética cada vez mais limpa”, concluiu o secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura.

Estudo mostra crescimento do uso da IA para conteúdos políticos

Parceria visa garantir resolução que proíbe comercialização dos vapes

No total, país registrou 1.518 vítimas no ano passado

Caso também está em tramitação no CNJ
