
Governo lança cadastro nacional de cães e gatos; veja como ser
Governo realizou evento no Palácio do Planalto para apresentar o Sinpatinhas
Saiba como fazer o novo RG que já pode ser emitido A nova Carteira Nacional de Habilitação já está sendo emitida em alguns lugares do país, e a mais nova versão permite que os cidadãos incluam vários documentos importantes, como, por exemplo, a habilitação. Em relação ao novo documento de identidade, vale destacar, também, que ele poderá ser …
Continue reading “Veja como fazer o novo RG que já pode ser emitido”
Saiba como fazer o novo RG que já pode ser emitido
A nova Carteira Nacional de Habilitação já está sendo emitida em alguns lugares do país, e a mais nova versão permite que os cidadãos incluam vários documentos importantes, como, por exemplo, a habilitação.
Em relação ao novo documento de identidade, vale destacar, também, que ele poderá ser contratado no formato digital, disponível em um aplicativo compatível com os sistemas operacionais iOS e Android. A nova versão tem o intuito de facilitar a vida das pessoas.
De acordo com informações divulgadas, no novo documento de identidade poderão ser incluídos os seguintes documentos:
Em relação ao prazo de validade do novo documento, os prazos podem variar de acordo com alguns fatores. Confira:
Idade até 12 anos | Validade de 5 anos |
Idade entre 13 e 60 anos | Validade de 10 anos |
Maiores de 60 anos | Prazo indeterminado |
Antes de qualquer coisa, vale destacar que a emissão do novo RG digital teve início no dia 1° de março, no entanto, os institutos de identificação terão um prazo para que possam se adaptar ao novo documento. Com isso, apesar de já estar em vigor, os estados ainda não implementaram o novo modelo no sistema.
Vale lembrar ainda que o novo documento só poderá ser emitido pelos cidadãos que já possuem cadastro biométrico na Justiça Eleitoral, ou em outros institutos de identificação.
Além disso, a solicitação poderá ser feita também por pessoas que tiveram suas impressões digitais inseridas na Base de Dados da Identificação Civil Nacional.
Além disso, para que o novo documento de identidade possa ser emitido, a princípio, o cidadão deverá instalar o aplicativo DNI – Documento Nacional de Identidade -. Ao abrir a plataforma, o indivíduo deverá preencher um questionário com as seguintes informações:
Por fim, o cidadão precisará pedir o documento em um ponto de atendimento, seja ele físico ou virtual, desde que esteja disponível. Logo, a Secretaria de Segurança Pública do Estado irá emitir a carteira.
Apesar da possibilidade de inserção de várias informações, os brasileiros não devem se preocupar em trocar o RG pelo novo modelo. Em suma, o documento só deverá ser trocado quando ele atingir a data de validade máxima.
Em relação ao vencimento, podemos destacar que:
Por fim, vale destacar que a partir do ano de 2032 o novo documento será obrigatório, já que para todo público adulto o prazo já estará em 10 anos.
Fonte: Por
Governo realizou evento no Palácio do Planalto para apresentar o Sinpatinhas
No Sul, tempo deve ficar estável, segundo o Inmet
Resolução do CFM revisou critérios éticos e técnicos de atendimento
31ª edição de iniciativa que une CNPq e Fundação Roberto Marinho tem inscrições abertas até fim do primeiro semestre