
Com estoque em nível crítico, Hemocentro de Brasília pede doações de sangue O-
Pacientes com esse tipo sanguíneo, que é considerado universal, terão atendimento preferencial na instituição até 10 de setembro
Jogos das oitavas de final da Libertadores começam nesta terça-feira (13), com Grêmio x Fluminense, às 19h
Os jogos da Libertadores estão de volta, com as oitavas de final. Foram quase três meses entre o fim da fase de grupos e o retorno da principal competição de clubes da América do Sul. Para os brasileiros, um intervalo que mudou muito os contextos de disputas domésticas e de elenco. A disputa começa com o confronto entre Grêmio e Fluminense, no Couto Pereira, às 19h.
20 a 22 de agosto
Os dois ocupam a metade de baixo da tabela — com o tricolor carioca vivendo uma situação mais complicada, na zona de rebaixamento — e têm a Libertadores como chance de título continental e de tentar virar o saldo da temporada. Ao mesmo tempo, terão que fazer escolhas em meio à carga de jogos daqui até o fim do ano.
O Fluminense, que finalmente pôde inscrever Thiago Silva, trouxe também Serna, Nonato, Bernal e Ignácio. Os dois primeiros, principalmente, ajudaram a equipe a garantir sequência de vitórias que tirou a equipe da lanterna, mas não evitaram uma queda (vendida caro para o Juventude) na Copa do Brasil.
Já o Grêmio, que terminou a fase de grupos mais tarde por conta das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul entre abril e maio, ainda não pode utilizar a Arena, em fase final de reparos. Em campo, por outro lado, viu o alternativo reforço do dinamarquês Braithwaite garantir dois gols na estreia. Caiu na Copa do Brasil, mas é líder no returno do campeonato, com três vitórias em três jogos.
A Copa do Brasil ajudou a aumentar o intenso calendário vivido pelos clubes brasileiros do fim da fase de grupos até o início das oitavas. No período, todos que seguem na Libertadores fizeram, em média, 18 jogos. O dobro dos nove que disputaram San Lorenzo e Nacional, rivais de Atlético-MG (que também joga hoje) e São Paulo, por exemplo. O Bolívar, que enfrenta o Flamengo, jogou apenas sete vezes.
Para os que seguem disputando as três principais competições da temporada, o calendário tende a ficar ainda mais apertado. São Paulo, Atlético-MG e Flamengo avançaram às quartas da Copa do Brasil. A fase ainda não teve as chaves sorteadas, mas começa menos de uma semana depois dos segundos jogos dessas oitavas de Libertadores.
— Estímulo e recuperação são um grande desafio. Quem fala é um professor de educação física. Se houver estímulo sem tempo de recuperação, abre-se possibilidades para que problemas ocorram. Então, é um desafio nosso — disse o técnico do Flamengo, Tite, após o empate com o Palmeiras, no domingo.
O rubro-negro, que disputa a liderança do campeonato rodada a rodada com o Botafogo — e agora com o Fortaleza —, perdeu Viña e Cebolinha por lesões, dois jogadores importantes, para o encontro com o Bolívar, na quinta. Entre seus reforços, os bolivianos, líderes do campeonato local, inscreveram o centroavante Fábio Gomes, ex-Atlético-MG e Vasco.
Encontrar esse equilíbrio também tem sido um desafio para o Botafogo, atual líder do Brasileiro. Na viagem ao Rio Grande do Sul para enfrentar o Juventude, quatro dias após a queda na Copa do Brasil, o técnico Artur Jorge poupou alguns titulares no primeiro tempo, mas acabou vendo a equipe cair em desempenho e ser derrotada.
— Queremos estar em todas as competições, ainda que por vezes isso possa justificar algum déficit de performance — analisou o treinador.
Botafogo e Palmeiras, que se enfrentam amanhã, foram algumas das equipes que mais se reforçaram da fase de grupos até aqui. O time carioca inscreveu Cuiabano, Allan, Thiago Almada e Igor Jesus para as oitavas, enquanto o paulista incluiu Felipe Anderson, Maurício e Giay.
Pacientes com esse tipo sanguíneo, que é considerado universal, terão atendimento preferencial na instituição até 10 de setembro
Unidade inaugurada em 1960 segue como um dos maiores hospitais do Brasil em atendimentos de alta complexidade
Secretaria de Saúde terá mais de 50 locais de atendimento para atualização das cadernetas
Acesso é gratuito ao evento cívico-militar, mas itens como garrafas de vidro, latas, drones, mastros, sprays e fogos de artifício não serão permitidos para segurança dos espectadores