Brasília Agora


DESTAQUE

Verstappen faz largada incrível, vence GP do México e amplia vantagem na liderança

8 de novembro, 2021

Holandês teve corrida impecável e levou mais uma etapa; Hamilton segurou Perez no fim e se garantiu em 2º Depois de ser atrapalhado em sua […]

Verstappen faz largada incrível, vence GP do México e amplia vantagem na liderança
Instagram

Holandês teve corrida impecável e levou mais uma etapa; Hamilton segurou Perez no fim e se garantiu em 2º

Depois de ser atrapalhado em sua volta rápida na classificação, Max Verstappen respondeu dando um show na pista do circuito Hermanos Rodríguez, no GP do México, neste domingo (7). Com uma manobra arrojada, passou as duas Mercedes na primeira curva para liderar a corrida e controlar o ritmo da Red Bull até a bandeirada final, garantindo sua nona vitória na temporada. Hamilton segurou o ímpeto de Sérgio Pérez, correndo em casa, e garantiu o segundo lugar, com o mexicano fechando o pódio.

Max Verstappen comemora a vitória no GP do México — Foto: Clive Mason/Getty Images

Max Verstappen comemora a vitória no GP do México — Foto: Clive Mason/Getty Images

Com outra vitória, o holandês ampliou sua vantagem na ponta do Mundial para 19 pontos sobre o atual heptacampeão da Fórmula 1: 312,5, contra 293,5.

Band transmitiu a etapa mexicana com a narração de Sérgio Maurício e comentários de Reginaldo Leme, Felipe Giaffone, além de reportagem de Mariana Becker direto da Cidade do México. Abaixo, veja os destaques do GP do México.

Verstappen voa para ponta e confusão na largada

Verstappen realizou uma largada incrível e proporcionou uma manobra sensacional. O holandês retardou a freada, ultrapassou as duas Mercedes da primeira fila de uma vez por fora e assumiu a liderança (veja no vídeo acima).

Pole position, Bottas acabou tocado por Daniel Riccardo, da McLaren, após ser ultrapassado na largada e rodou após a primeira curva. Ambos caíram para o fundo do grid. O caos na largada fez outras vítimas: na confusão, Tsunoda e Mick Schumacher se chocaram e tiveram que deixar a prova.

Na relargada, após quatro voltas com o safety car, Verstappen manteve a dianteira, seguido do rival Hamilton e abriu boa vantagem em poucas voltas, apenas administrando até ver a bandeira quadriculada.

Holandês fez dobradinha no pódio com o colega de equipe Sergio Perez — Foto: Clive Mason/Getty Images

Holandês fez dobradinha no pódio com o colega de equipe Sergio Perez — Foto: Clive Mason/Getty Images

Perez leva pai e torcida ao delírio

Com as paradas para pit stop, Perez assumiu a liderança provisoriamente na volta 34 e se tornou o primeiro piloto mexicano a liderar uma volta em um grande prêmio no país. A torcida, que fez festa para Checo durante todo o fim de semana, foi ao delírio nas arquibancadas do Hermanos Rodriguez. A festa durou sete voltas, até a parada nos boxes da Red Bull.

Depois, proporcionou perseguição incrível, mas parou na experiência de Hamilton, que segurou o ímpeto mexicano e impediu a dobradinha da Red Bull. Nada que estragasse a festa da torcida e equipe, que festejaram muito o terceiro lugar de Checo – a melhor colocação de um piloto do país na história do GP do México. António Perez, pai do piloto, comemorou demais o feito.

Bottas: brilho no sábado, fogo no domingo

Se foi o nome da classificação com a volta mais rápida, o domingo na Cidade do México não foi o dia de Valtteri Bottas, da Mercedes. A excelente volta até rendeu um bonito troféu, com a réplica do capacete de Juan Manuel Fangio.

Mas após perder a pole para o rival, o finlandês foi tocado por Ricciardo, foi parar no fim do grid e não conseguiu fazer corrida de recuperação. Durante quase todo o tempo, ficou atrás do próprio “algoz” de corrida e viu seus freios pegarem fogo e retardarem a troca de pneus para 11,7s. O alento veio no fim: Bottas conseguiu cravar a volta mais rápida e roubou um pontinho de Verstappen, diminuindo um pouco o prejuízo do companheiro Hamilton no campeonato.

Piloto do dia

Por unanimidade, a equipe de transmissão da Band elegeu Max Verstappen como o destaque do GP do México. Na votação dos fãs no site da Fórmula 1, deu Checo Perez.

Próxima etapa: Interlagos

Max Verstappen durante do GP do México, neste domingo (7)

Max Verstappen durante do GP do México, neste domingo (7)
Twitter/@redbullracing

A próxima etapa, a 19ª da temporada, será no Brasil, em Interlagos, na capital paulista, com direito à corrida sprint de classificação neste sábado (13) e o GP de São Paulo no domingo (14). A etapa brasileira será transmitida com exclusividade pelo Grupo Bandeirantes, com cobertura completa na TV aberta e no Bandsports, no aplicativo Bandplay, no site band.com.br e na rádio BandNews FM, com além de boletins e matérias especiais ao longo de toda a semana.

fim das contas, terminou em quinto depois de Sainz lhe ter devolvido a posição.

F1 2021, GP da Cidade do México, México, Resultado Final:

1 M VERSTAPPEN Red Bull Honda 71 voltas
2 L HAMILTON Mercedes +16.555
3 S PÉREZ Red Bull Honda +17.752
4 P GASLY AlphaTauri Honda +1:03.845
5 C LECLERC Ferrari +1:21.037
6 C SAINZ Ferrari + 1 volta
7 S VETTEL Aston Martin Mercedes + 1 volta
8 K RÄIKKÖNEN Alfa Romeo Ferrari + 1 volta
9 F ALONSO Alpine + 1 volta
10 L NORRIS McLaren Mercedes + 1 volta
11 A GIOVINAZZI Alfa Romeo Ferrari + 1 volta
12 D RICCIARDO McLaren Mercedes + 1 volta
13 E OCON Alpine + 1 volta
14 L STROLL Aston Martin Mercedes + 2 voltas
15 V BOTTAS Mercedes + 2 voltas
16 G RUSSELL Williams Mercedes + 2 voltas
17 N LATIFI Williams Mercedes + 2 voltas
18 N MAZEPIN Haas Ferrari + 3 voltas
19 M SCHUMACHER Haas Ferrari NC
20 Y TSUNODA AlphaTauri Honda NC
VMR V BOTTAS Mercedes 1:17.774 Volta 71

Fonte: