
Sebrae-DF impulsiona economia local com capacitação e suporte a pequenos negócios
No Sebrae Distrito Federal, transformamos ideias em negócios sustentáveis

Serviços foram iniciados na Colônia Agrícola Samambaia pela drenagem da Avenida da Misericórdia e construção de nova lagoa de detenção na região
Equipes da Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF) atuam com máquinas e operários na instalação de galerias de águas pluviais na Avenida da Misericórdia, bem como na construção de uma lagoa de detenção que vai receber a água das chuvas captada pelas bocas de lobo que serão instaladas na região. Moradores e comerciantes da Colônia Agrícola Samambaia já podem ver de perto a execução de trabalhos tão aguardados pela comunidade local.
83.419,11 m² Total da área urbana contemplada com pavimentação
O Lote 2 de Vicente Pires vai receber um investimento de R$ 58,8 milhões em obras de pavimentação, meios-fios, calçadas, sinalização horizontal e vertical, e drenagem.
“Dos 11 lotes, esse é o último de Vicente Pires que ainda carece de obras de infraestrutura”, explica o titular da SODF, Valter Casimiro. “Vamos aproveitar o tempo seco, sem chuva, para acelerar a execução dos serviços e, com isso, avançar bastante na construção das redes de drenagem para que seja possível colocar parte dela em funcionamento antes do próximo período chuvoso”.

Trabalhos em execução beneficiam cerca de 29 mil pessoas e geram centenas de empregos | Foto: Divulgação/SODF
Fiscal da Secretaria de Obras, o engenheiro Marcelo Takahashi adianta que as obras na região têm previsão de conclusão em dois anos. “Iniciamos os serviços pelas redes de drenagem, parte mais importante da obra”, ilustra. “Serão construídos mais de 12 km de galerias pluviais. Sem drenagem, nem sequer conseguimos avançar nos demais serviços, como pavimentação e construção de calçadas”.
São 12.630,84 metros lineares de rede de drenagem, 7.858 metros de calçadas com acessibilidade e 83.419,11 m² de pavimentação urbana. Com essas obras, que beneficiam cerca de 29 mil pessoas, já foram gerados 300 empregos.
*Com informações da Secretaria de Obras e Infraestrutura do DF

No Sebrae Distrito Federal, transformamos ideias em negócios sustentáveis

A reforma terá duração estimada de até 120 dias, com início em 22 de outubro de 2026

Iniciativa "A voz dos meus olhos", idealizada pela bibliotecária Laura Abreu Sales, promoveu o acolhimento de pais de estudantes neurodivergentes por meio da literatura infantil na Rede de Bibliotecas da instituição no Distrito Federal.

Evento ocorre de 24 a 26 de setembro, no Sesc Gama, e reúne especialistas do Brasil para discutir turismo acessível, desenvolvimento sustentável, cultura e valorização dos territórios. A programação conta com palestra ministrada por Michel Alcoforado
