
Plano Piloto recebe ação de acolhimento da pessoa em situação de rua nesta semana
Abordagem está prevista para passar por 14 pontos da região administrativa

Órgão atua na prevenção e controle de riscos à saúde relacionados ao meio ambiente, produtos, serviços e consumo; foram quase 50 mil fiscalizações ao longo do ano
A Vigilância Sanitária do Distrito Federal apreendeu 39 toneladas de alimentos e 23,6 mil litros de bebidas irregulares em 2025. No total, o órgão da Secretaria de Saúde (SES-DF) realizou cerca de 50 mil fiscalizações em estabelecimentos industriais, comerciais e de prestadores de serviço, resultando em 2 mil processos administrativos sanitários e 478 interdições totais ou parciais ao longo do ano.
“Atuamos silenciosamente, mas de forma incansável, para garantir que os alimentos que consumimos sejam seguros, que os medicamentos que utilizamos sejam eficazes e que os serviços de saúde que buscamos nos atendam com qualidade e segurança”, aponta a diretora da Vigilância Sanitária do DF, Márcia Olivé.
O setor trabalha além do normalmente observado pelo público. Os servidores atuam, por exemplo, na inspeção de serviços e produtos em hospitais, lanchonetes, restaurantes, hotéis, motéis, clínicas e estúdios de tatuagem e piercing. Com base em regulamentações distritais e nacionais, os agentes avaliam o trabalho de profissionais, procedimentos e estruturas. Isso inclui tanto verificar documentações quanto atender denúncias e reclamações. No ano anterior, foram atendidos 4 mil registros.
É possível solicitar o serviço de fiscalização por meio dos canais de atendimento da ouvidoria do Governo do Distrito Federal (GDF) via internet, pelo telefone 162 ou presencialmente.
Mesmo com feriados à vista, 23 de dezembro foi a data escolhida para a última operação de 2025, na qual a Vigilância apreendeu unidades do medicamento tirzepatida na Feira dos Importados de Brasília. A ação buscou coibir a comercialização clandestina de fármacos de uso controlado, especialmente canetas emagrecedoras em desacordo com a legislação sanitária.
Mais de dez servidores da SES-DF ficaram responsáveis pela fiscalização sanitária, pelo transporte dos produtos apreendidos e pela adoção das medidas administrativas cabíveis. A equipe contou com apoio de 50 policiais civis.
Entre as principais irregularidades identificadas estavam o armazenamento inadequado dos medicamentos, a importação sem comprovação de procedência e a orientação indevida quanto à aplicação e ao uso do produto. Em 2025, as operações da Vigilância Sanitária renderam a captação de 10,8 toneladas de fármacos, produtos de limpeza e cosméticos.
Em relação a bebidas, houve um avanço nas ações de fiscalização, tanto no período diurno quanto no noturno. Mais de 5,3 mil estabelecimentos passaram por vistorias. Desses, 201 foram autuados por diversos tipos de irregularidades. No total, cerca de 23,6 mil litros de bebidas classificadas como clandestinas foram apreendidos.
*Com informações da Secretaria de Saúde

Abordagem está prevista para passar por 14 pontos da região administrativa

GDF leva diversos serviços públicos e atividades de cidadania, saúde, cultura e esporte diretamente às comunidades

Oportunidades exigem diferentes níveis de escolaridade e oferecem salários que chegam a R$ 2,8 mil mais benefícios

Suspensão ocorre para manter a segurança das equipes de trabalho e da população
