
Boletim Focus: Mercado projeta inflação de 4,83% em 2025
IPCA fica abaixo dos 4,85% projetados há uma semana
O deputado baseou-se em decisão da Assembleia Legislativa de São Paulo que fixou a cobrança da contribuição previdenciária de aposentadorias e pensões apenas para o montante além do teto O deputado Chico Vigilante (PT) anunciou, na sessão ordinária da Câmara Legislativa desta quarta-feira (26), que apresentará projeto de lei para alterar a regra da contribuição …
O deputado baseou-se em decisão da Assembleia Legislativa de São Paulo que fixou a cobrança da contribuição previdenciária de aposentadorias e pensões apenas para o montante além do teto
O deputado Chico Vigilante (PT) anunciou, na sessão ordinária da Câmara Legislativa desta quarta-feira (26), que apresentará projeto de lei para alterar a regra da contribuição previdenciária dos servidores aposentados e pensionistas do GDF, tornando isenta toda parcela inferior ao teto. Atualmente, está isento do desconto apenas o valor abaixo do salário mínimo. Entre o mínimo e o teto é cobrado um percentual de 11%. Acima disso, a alíquota vai para 14%.
Foto: Renan Lisboa (estagiário)/CLDF
O parlamentar explicou que se baseou em decisão da Assembleia Legislativa de São Paulo que fixou a cobrança da contribuição previdenciária de aposentadorias e pensões apenas para o montante além do teto. “Não é correta essa cobrança que é feita aqui, pois atinge o servidor na hora que ele mais precisa”, argumentou. Vigilante salientou ainda que os deputados paulistas reduziram o desconto fixado em 16%. “Espero que a CLDF aprove e o governador sancione a lei, a exemplo do que está sendo feito no estado de São Paulo”, afirmou.
Em apoio à proposição, a deputada Arlete Sampaio (PT) relatou reunião com o novo secretário de Planejamento, Ney Ferraz, recém-nomeado. “Na reforma previdenciária do DF foi adotada essa cobrança. Mas, pela Lei federal, a regra somente deve ser aplicada em caso de déficit do Iprev”, observou a distrital, referindo-se ao Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal.
Segundo a parlamentar, o secretário – que antes presidia o Iprev – considerou que a regra precisa ser mudada. “Os aposentados e pensionistas perderam muito dinheiro com a reforma e, mesmo com o pagamento da terceira parcela do reajuste, não houve reposição das perdas salariais dos servidores do DF”, concluiu.
Marco Túlio Alencar – Agência CLDF
IPCA fica abaixo dos 4,85% projetados há uma semana
Profissionais devem enviar documentação até 26 de setembro pelo peticionamento eletrônico
Circuito de Passeio de Bike integra as ações da Semana Nacional de Trânsito 2025 no DF
Sessão está marcada para começar a partir de 16h; PF apontou plano de fuga e ameaça a testemunha como justificativa para detenção