Brasília Agora
Brasília Agora


CULTURA

‘Vitória’, filme com Fernanda Montenegro sobre senhora que filmou tráfico em Copacabana, tem data de estreia confirmada

24 de outubro, 2024 / Por: Agência O Globo

O enredo do longa é baseado em história real, que foi reportagem do Extra em 2005

‘Vitória’, filme com Fernanda Montenegro sobre senhora que filmou tráfico em Copacabana, tem data de estreia confirmada
Fernanda Montenegro em 'Vitória' — Foto: Divulgação

“Vitória”, filme de Andrucha Waddington, com Fernanda Montenegro como protagonista, ganhou data de estreia. O longa chegará aos cinemas no dia 13 de março de 2025, conforme informou a Sony Pictures. O enredo da obra audiovisual conta a história de uma mulher de 80 anos que gravou a rotina do tráfico de drogas na Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana, Zona sul do Rio, e denunciou o caso à polícia.

O longa é também o último filme de Breno Silveira. O diretor morreu no início das filmagens, em maio de 2022, após um ataque cardíaco. Amigo pessoal e parceiro do cineasta na Conspiração Filmes, Andrucha Waddington acabou assumindo a missão de finalizar o projeto, que é o primeiro longa Original Globoplay com lançamento nos cinemas, sob distribuição da Sony Pictures.

Paula Fiuza, esposa de Breno, é roteirista do filme.

— O filme precisa ser terminado com um olhar de homenagem, de carinho por tudo que ele fez. De certa maneira, Breno deu a vida por ele — disse Paula Fiuza em entrevista ao EXTRA, em julho de 2022.

Assista:

O filme é baseado em uma história real, de agosto de 2005, publicada pelo Extra.

Livro sobre Dona Vitória, que filmou rotina do tráfico no Rio, ganha nova edição com desdobramentos e identidade dela revelada

Em março de 2023, o Ministério Público da Bahia instaurou um procedimento para investigar a morte de Joana Zeferino da Paz, após ela sofrer um acidente vascular encefálico (AVE), aos 97 anos, que a deixou dez dias internada. A idosa, que ficou conhecida como Dona Vitória por questões de segurança, teve sua história revelada pelo EXTRA em 2005, com repercussão até fora do Brasil. Ela filmava a rotina do tráfico no Rio de Janeiro da janela de sua casa.

Apesar do pedido da promotoria, no entanto, a apuração não evoluiu e o registro foi arquivado. O atestado de óbito dela indica morte por “traumatismo cranioencefálico, instrumento contundente, queda”. E esse é apenas um dos atuais desdobramentos presentes na nova edição do livro que conta a história dela, escrito pelo jornalista e editor executivo do EXTRA Fábio Gusmão.


BS20241023183736.1 – https://extra.globo.com/entretenimento/noticia/2024/10/vitoria-filme-com-fernanda-montenegro-sobre-senhora-que-filmou-trafico-em-copacabana-tem-data-de-estreia-confirmada.ghtml