
TV Brasil transmite Mixto x Flamengo pelo Brasileirão Feminino nesta quinta
TV Brasil transmite jogo ao vivo no Estádio Dutrinha a partir das 21h

Treinadores argentinos são os protagonistas da notícia no clássico pelo Brasileiro
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_1f551ea7087a47f39ead75f64041559a/internal_photos/bs/2026/B/3/ZOBLUuRPaFr8TjbLMGuQ/arte-46-.png)
Dois técnicos argentinos que poderiam ter sido jornalistas. Assim como os repórteres, Luis Zubeldía e Martín Anselmi estarão presentes à beira do campo, hoje, às 19h30, no Maracanã. Mas, em vez de fazer perguntas e informar o torcedor, serão os protagonistas da notícia no clássico entre Fluminense e Botafogo, pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro. Exemplo disso é que os jovens treinadores fazem dois dos trabalhos mais consistentes neste início de ano e com marcas autorais no futebol brasileiro, mesmo que ainda sem a grife e o investimento de rivais mais poderosos financeiramente, como o Flamengo, com Filipe Luís, e o Palmeiras, com Abel Ferreira — Flu e Bota lideraram seus grupos no Carioca e querem repetir o bom desempenho na competição nacional.
Hoje com 44 anos, Zubeldía já é técnico há 20 anos e teve uma curta carreira como jogador, encerrada precocemente por uma lesão. Porém, seu plano inicial era ser jornalista esportivo. Cursou, mas não chegou a exercer a profissão.
— Teria que ter paixão por escrever, televisão, redes sociais ou rádio. Eu não tinha essa paixão. Então disse: isso não é para mim. Vamos ao futebol — explicou ao ge, em entrevista em novembro.
Anselmi, cinco anos mais novo, também fez faculdade de jornalismo e chegou a trabalhar na área. Foi narrador e teve até programa de rádio. Mas queria mesmo ser comentarista, pois gostava de analisar os jogos. Sua capacidade de leitura tática o levou para o outro lado e o transformou em treinador.
O comportamento dos hermanos também guarda semelhanças. Se preservam a seriedade dos tempos acadêmicos nas coletivas de imprensa, no banco de reservas não fazem questão nenhuma de reprimir os sentimentos, seja com gritos de incentivo ou maltratando os copos de água colocados à beira do campo — Zubeldía, inclusive, chegou a colecionar cartões na passagem pelo São Paulo por reclamação com arbitragem. E, em uma ocasião, o hoje técnico do Flu teve atrito com um “ex-futuro companheiro de profissão” após não concordar com uma pergunta.
A cobrança é característica dos dois comandantes. Ambos priorizam a intensidade. No tricolor, Zubeldía criou uma mentalidade vencedora com o seguinte lema: “Matem-se pelo Fluminense”. Prova do efeito do discurso é que a equipe tem 15 jogos de invencibilidade como mandante, sendo 14 vitórias seguidas. Além dos resultados, o desempenho chama cada vez mais atenção, o que rende merecidamente elogios ao argentino, que tem conseguido extrair boa performance dos jogadores até aqui, em meio às carências do elenco. Uma delas é a falta de um centroavante de peso para disputar vaga com John Kennedy, que é o único camisa 9 à disposição, enquanto Cano segue lesionado.
Do lado alvinegro, Anselmi também precisou superar carências do elenco. Quando chegou no início do ano, o Botafogo ainda estava impedido de registrar jogadores por conta do transfer ban — dívida com o Atlanta United, dos Estados Unidos, na compra de Thiago Almada, em 2024. Fora dos holofotes, o argentino conseguiu, em pouco tempo, dar uma cara ao time com uma estratégia de que não abre mão: o esquema de três zagueiros.
Em meio às dificuldades, Anselmi precisou se virar com a falta de opções na zaga. A solução foi improvisar o lateral-direito Ponte e o volante Newton, enquanto Alexander Barboza chegou a ser o único jogador da posição relacionado. Além de Bastos, o uruguaio, inclusive, está fora do jogo por problemas físicos, o que pode dar chance a Ythallo estrear com a camisa alvinegra.
Este será o sexto duelo entre Zubeldía e Anselmi. Quatro deles foram quando estiveram no futebol do Equador, à frente da LDU e do Independiente del Valle, respectivamente, em 2022 e 2023. O técnico do Fluminense leva a melhor no retrospecto: são três vitórias, dois empates e nenhuma derrota até aqui. O último duelo foi justamente no clássico carioca, em que o tricolor ganhou por 1 a 0, pelo Estadual, primeiro confronto dos dois no futebol brasileiro.
BS20260212063035.1 – https://extra.globo.com/esporte/noticia/2026/02/voces-do-banco-zubeldia-e-anselmi-trocaram-jornalismo-por-prancheta-e-sao-atracoes-em-fluminense-x-botafogo.ghtml

TV Brasil transmite jogo ao vivo no Estádio Dutrinha a partir das 21h

Antes de disputar o Rio Open, brasileiro tentava defender o título do torneio argentino

Erick Pulgar e Cebolinha marcam para o Mengão, enquanto Rossi defende um pênalti e garante a vitória por 2 a 1

Partida da terceira rodada do Brasileirão acontece nesta terça-feira (10), às 21h30, no Barradão, em Salvador
