
Boletim Focus: mercado financeiro reduz estimativa de inflação para 5,07%
Estimativa para o PIB é 2,23% este ano
Resultado do mês veio acima do esperado pelos analistas de mercado, que projetavam estabilidade
O volume de serviços subiu 0,8% em fevereiro, após três meses sem crescimento no setor, com queda de 0,6% em janeiro. O resultado veio acima das expectativas dos analistas, que projetavam estabilidade no mês. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira.
Após fechar 2024 com um crescimento considerado robusto, diante do contexto macroeconômico favorável, o setor de serviços começou a mostrar sinais de desaceleração no fim do ano passado. Após alcançar recorde da série histórica em outubro, os serviços ficaram três meses sem apresentar resultados positivos, retomando crescimento em fevereiro.
A atividade de informação e comunicação foi a principal responsável pelo resultado, com crescimento de 1,8%. Mas os números positivos não pararam por aí: das cinco atividades, quatro tiveram alta no mês, entre elas os serviços profissionais, administrativos e complementares (1,1%), que recuperou parte da perda dos três meses anteriores; os outros serviços (2,2%); e os prestados às famílias (0,5%).
“O grande destaque dos últimos meses tem sido o setor de informação e comunicação, especialmente a parte de serviços de tecnologia da informação, que segue renovando a cada mês o ápice de sua série por conta de alta demanda no fornecimento de serviços TI, como o desenvolvimento e licenciamento de softwares; consultoria em tecnologia da informação; portais, provedores de conteúdo e ferramentas de busca na internet; tratamento de dados etc”, explicou Rodrigo Lobo, gerente da pesquisa.
Estimativa para o PIB é 2,23% este ano
Para receber, estudante deve ter frequência escolar mínima de 80%
Próximo sorteio será na terça-feira (5)
A maior parte desse montante, R$ 31,7 milhões, foi investida no programa Cartão Prato Cheio que teve 1,5 mil novos contemplados