
Alunos do Renova-DF recebem certificados de conclusão do curso
Durante formatura, nesta quinta-feira (24), governador Ibaneis Rocha anunciou 2,5 mil novas vagas disponíveis já no próximo ciclo do programa, previsto para maio
Trata-se de um direito previsto no Código Eleitoral Para quem perdeu o prazo para transferir o título de eleitor de cidade e ainda assim não quer abrir mão de votar, a Justiça Eleitoral ainda oferece como opção o voto em trânsito, que é um direito previsto no Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965). Foto: Abdias Pinheiro/SECOM/TSE …
Continue reading “Voto em trânsito é opção para quem perdeu prazo de transferir título”
Trata-se de um direito previsto no Código Eleitoral
Para quem perdeu o prazo para transferir o título de eleitor de cidade e ainda assim não quer abrir mão de votar, a Justiça Eleitoral ainda oferece como opção o voto em trânsito, que é um direito previsto no Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965).
Foto: Abdias Pinheiro/SECOM/TSE
Ainda assim, é preciso ter cuidado, pois também há um prazo para solicitar o voto em trânsito, que vai de 12 de julho a 18 de agosto. Antes de tudo, é preciso saber se há alguma pendência em relação ao seu título de eleitor. A situação atual do documento pode ser conferida no portal da Justiça Eleitoral.
Apenas quem estiver com a situação toda em ordem poderá votar em trânsito, uma vez que o cadastro do eleitorado já foi fechado, e assim não é mais possível resolver nenhuma pendência relativa ao título, como multas ou faltas não justificadas, por exemplo.
Caso esteja tudo certo, será necessário também já indicar em qual cidade o eleitor estará no dia da votação.
O Tribunal Regional Eleitora (TRE) de cada UF deverá divulgar, com antecedência, todas as seções eleitorais em que haverá voto em trânsito. Vale lembrar que a modalidade só é disponibilizada em municípios com mais de 100 mil habitantes, além das capitais.
Feita a inscrição, quem estiver na mesma unidade da federação (UF) de seu domicílio eleitoral poderá votar para os cargos de presidente, governador, senador e deputados federal e estadual. Já quem estiver, no dia da votação, fora da UF do seu domicílio eleitoral poderá votar somente para presidente.
As inscrições para votar em trânsito devem ser feitas por meio da internet, na opção Título Net, que abrirá a opção durante o período de inscrição.
É preciso, no entanto, estar seguro de se estará no dia da votação. O eleitor informar que votará em trânsito em determinada cidade e não comparecer deve justificar a ausência normalmente, mesmo que esteja em seu domicílio eleitoral original.
As Eleições 2022 estão marcadas para 2 de outubro, primeiro domingo do mês, conforme determina a Constituição. Eventual segundo turno para os cargos de presidente e governador está marcado para 30 de outubro.
No exterior
A Justiça Eleitoral alerta que não é permitido votar em trânsito em urnas instaladas fora do país. Contudo, quem possuir seu domicílio eleitoral em alguma das zonas eleitorais no exterior (ZZ), mas estiver no Brasil no dia da votação, pode pedir o voto em trânsito dentro do país.
Edição: Maria Claudia
Fonte: Agência Brasil
Durante formatura, nesta quinta-feira (24), governador Ibaneis Rocha anunciou 2,5 mil novas vagas disponíveis já no próximo ciclo do programa, previsto para maio
Após mais de 120 dias de internação, a pequena Mavie recebeu alta hospitalar com o triplo do peso e alimentando-se exclusivamente por leite materno
Evento da Secretaria de Justiça e Cidadania celebra marco de 50 edições com programação especial que inclui desfile de moda sustentável, apresentações de artistas da região, além de atendimentos do Na Hora e de outros órgãos públicos
Medicamento protege bebês prematuros contra infecções graves; DF é pioneiro na imunização