VARIEDADES
Wesley Safadão: após cirurgia, artista ficará 45 dias sem praticar exercícios; entenda
2 de outubro, 2024 / Por: Agência O GloboArtista também ficará afastado de viagens e dos palcos pelos próximos 10 dias para realizar fisioterapia em casa
O cantor Wesley Safadão, 36, foi submetido a uma nova cirurgia na coluna para tratar de uma hérnia de disco. O artista está internado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Esta não é a primeira vez que ele passa por uma cirurgia na região.
— Há dois anos, nós operamos uma hérnia discal bilateral em situação de emergência nos seguimentos L3 e L4, ou seja, entre a terceira e quarta vértebra lombar. Porém, agora nós tivemos que operar uma nova hérnia discal no seguimento L4 e L5, ou seja, entre a quarta e a quinta vértebra lombar — revela o neurocirurgião especialista em coluna, Francisco Sampaio Júnior, que está cuidando do cantor.
Além dele, Safadão está sob os cuidados do cardiologista Roberto Kalil Filho.
Segundo o médico, a protusão discal já existia há alguns meses, porém, a cerca de 30 dias a mesma transformou-se em uma nova hérnia de disco e desde então o corpo médico estava lutando para que uma nova intervenção cirurgica não fosse necessária. Contudo, as dores tornaram-se limitantes e surgiram sinais de sofrimento neurológico, como dormência na perna esquerda e os médicos observaram que a melhor opção era a cirurgia.
— Nós realizamos também uma recalibragem cirúrgica do canal vertebral. Ele já tem uma variação anatômica de nascença que facilita o surgimento de hérnias de disco, e seus canais têm uma amplitude reduzida então aumentamos essa amplitude para, caso surjam novas hérnias no mesmo seguimento, isso não acarrete em dores limitantes como as que estavam acontecendo atualmente — explicou o neurocirugião.
Safadão deve ficar de repouso em casa, sem fazer shows ou viajar pelos próximos 10 dias para realizar com perfeição a sua fisioterapia e ficar sem exercício físico pelos próximos 45 dias.
— Foi uma cirurgia simples, de um pouco mais de uma hora, mas ele está bem. Já está andando e se recuperando. A alta está prevista para esta quarta-feira, 2, por volta das 14h — revela o médico.
Entenda o caso de Wesley Safadão
Há dois anos, quando o cantor procurou os médicos, ele se queixava de fortes dores nas costas que impossibilitava a sua locomoção, sentia dormência nas pernas e, após um período, começou a se queixar de dores agudas nas partes íntimas.
Foi pedido uma série de exames que constatou não uma simples protusão de hérnia de disco, mas sim uma extrusão, terceira e mais grave, fase de um processo degenerativo dos discos intervertebrais, causada principalmente por uma variação anatômica de nascença que Wesley tem e afeta 15% da população mundial.
— Nós chamamos de vértebra de transição que nada mais é do que uma vértebra a mais entre as regiões lombar e sacral. Enquanto a maioria das pessoas tem cinco vértebras lombares, ele tem mais uma. Isso garante a ele uma predisposição a ter uma doença mais grave nos discos. Em cada 100 nascimentos, pelo menos 15 nascem com essa vértebra — afirmou o doutor Francisco Sampaio Junior em entrevista ao Globo na época.
A hérnia de disco extrusa é uma das mais graves, pois é quando o ânulo fibroso já está tão comprimido e desgastado que há uma ruptura e o núcleo pulposo, que é uma espécie de recheio gelatinoso que absorve os impactos da coluna, vaza para fora e escorre pelos músculos e nervos da coluna, o que causa as inflamações e as dores.