VARIEDADES

Yudi Tamashiro concilia mudança para o Japão com comando de reality inédito no Brasil sobre comida japonesa: ‘Muito simbólico’

2 de fevereiro, 2026 | Por: Agência O Globo

Com prêmio de R$ 100 mil, ‘Izu Master Roll’ abre inscrições para profissionais e marca nova fase na vida do apresentador, que se mudou para a Terra do Sol Nascente

Yudi Tamashiro concilia mudança para o Japão com comando de reality inédito no Brasil sobre comida japonesa: 'Muito simbólico'
Yudi Tamashiro concilia mudança para o Japão com comando de reality inédito no Brasil sobre comida japonesa: ‘Muito simbólico’ — Foto: divulgação

Quem vê Yudi Tamashiro hoje, aos 33 anos, mal reconhece aquele menino que entrou na casa de milhões de brasileiros gritando “Playstation”. O apresentador vive, talvez, a fase mais transformadora de sua vida. Em meio a uma mudança para o Japão, onde acaba de chegar para viver uma rotina minimalista e focada na evangelização, ele assume um desafio profissional de peso: o comando do “Izu Master Roll”.

O primeiro reality de culinária japonesa fora do Japão, que está com inscrições abertas até este sábado, dia 31 de janeiro, é dedicado exclusivamente à gastronomia japonesa e o primeiro do gênero produzido fora do Japão. Ele vai ser gravado em Goiânia e ser exibição no YouTube, e premiará o ganhador com R$ 100 mil.

Para Yudi, o convite não foi apenas mais um contrato, mas um “presente”.

— Não era só um reality, era algo que conversava com a minha história, com a minha família, com tudo que eu sou. Eu não aceitei na mesma hora por impulso, mas posso dizer que aceitei com o coração muito certo. Orei, conversei com pessoas próximas e senti uma paz enorme. Aí eu soube: era pra ser. — revelou o apresentador, que diz já ter recebido convites de outros programas de culinária: — Sempre gostei de realities gastronômicos, sim. Acho fascinante ver o talento, a pressão, a criatividade das pessoas. Já recebi convites ao longo da carreira, mas nunca algo que realmente tivesse conexão direta comigo. O “Izu Master Roll” foi o primeiro que fez meus olhos brilharem de verdade.

Voltado a profissionais de todo o país, o reality aposta em provas que exigem precisão técnica, criatividade e domínio dos fundamentos da culinária japonesa, além de releituras autorais sob pressão. Mesmo admitindo que não é nenhum chef, ele conta que está mergulhado nos estudos para respeitar o trabalho dos competidores.

— A gastronomia japonesa sempre esteve presente na minha vida. Desde pequeno, em casa, nas reuniões de família. Não sou chef, longe disso, mas sei fazer algumas coisas simples e tenho meus pratos do coração: sushi, sashimi, ramem é uma comida que carrega afeto, memória e respeito. Tenho me preparado bastante. Estou estudando, conversando com especialistas, aprendendo termos, técnicas, histórias. Não para virar chef, mas para respeitar o trabalho de quem está ali competindo e conseguir conduzir o programa com verdade e sensibilidade.

Do luxo ao minimalismo: a nova vida no Japão

Enquanto o público se prepara para ver Yudi na tela comandando, na vida real ele acaba de aterrissar em solo japonês para um recomeço “do zero”. No Instagram, o artista compartilhou registros emocionantes da chegada. Após 32 horas de viagem, a primeira refeição com a esposa, Mila, foi no chão de uma sala vazia, usando uma caixa de papelão como mesa.

“Trocamos uma casa grande, conforto, luxo e ostentação por um lar simples, no tradicional minimalismo japonês. Menos espaço, menos coisas e curiosamente, muito mais paz”, escreveu ele.

Yudi não esconde que a mudança é também uma fuga da vaidade que o cercou durante anos de fama. Ele embarcou com a missão de evangelizar e viver de forma mais profunda a cultura de seus ancestrais. A preocupação financeira? Veio a resposta. Ele fechou um contrato com uma empresa japonesa fabricante de automóveis e motocicletas, para produzir conteúdo por lá.

— Estar no Japão, viver a cultura no dia a dia, traz mais verdade, mais profundidade. Passa a ser algo vivido, não só contado. São ciclos se encerrando e outros começando — reflete o apresentador, completando — O Japão sempre esteve no meu coração, e agora sinto que chegou a hora de viver isso de forma mais profunda. Não é uma fuga, é um reencontro. É minha infância, minha carreira e meus próximos passos se encontrando num único projeto. É muito simbólico.


BS20260131080101.1 – https://extra.globo.com/entretenimento/noticia/2026/01/yudi-tamashiro-concilia-mudanca-para-o-japao-com-comando-de-reality-inedito-no-brasil-sobre-comida-japonesa-muito-simbolico.ghtml

Artigos Relacionados