Zema alfineta Cleitinho e chama senador de ‘ótimo apresentador de problemas’
18 de fevereiro, 2025
| Por: Agência O Globo
Declaração do governador tem como pano de fundo a disputa por sua sucessão e sua tentativa de cacificar seu vice, Mateus Simões (Novo)
O senador Cleitinho e o governador Romeu Zema em live em 2018 — Foto: Reprodução
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), alfinetou nesta segunda-feira o senador e possível candidato a sua sucessão, Cleitinho (Republicanos). Durante entrevista à Band, Zema classificou Cleitinho como um “ótimo apresentador de problemas”.
O pano de fundo da declaração de Zema são as eleições de 2026, para o qual o governador tenta viabilizar o nome de seu vice, Mateus Simões (Novo). Há um entendimento dentro da Cidade Administrativa, sede do Executivo estadual, de que a direita precisaria se unir em torno de uma única candidatura.
Neste contexto, as movimentações ao redor de Cleitinho tem incomodado Zema e seu núcleo mais próximo. O senador aparece em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto, com 26% na última Quaest divulgada em Minas Gerais, e tem se aproximado do Partido Liberal (PL).
Ao mesmo tempo que o PL deixou a base governista na Assembleia Legislativa, o partido tem acenado a Cleitinho, que tem se mostrado um fiel aliado.
Nas eleições passadas, Cleitinho apoiou Bruno Engler mesmo à contragosto do Republicanos, que tinha a candidatura colocada de Mauro Tramonte.
Articuladores apontam que dificilmente o bolsonarismo apoiaria Simões, tido como desconhecido e mais ao centro que o senador. Ainda segundo a Quaest, o vice-governador tem 2% das intenções de voto.
Dentro do PL, o deputado federal Nikolas Ferreira, que chegou a ser ventilado para concorrer ao governo, tem dito ter interesse em disputar o Senado, caso a proposta que diminui a idade mínima seja aprovada. Diante das negativas do próprio deputado, Nikolas ganhou um elogio nesta segunda-feira, quando foi chamado de “menino brilhante” por Zema.
Há quem diga que Cleitinho possa mudar de partido para disputar o cargo. O próprio não nega a possibilidade, mas se diz confortável no Republicanos. Internamente, ele tem a torcida declarada do presidente estadual da sigla, o deputado federal Euclydes Pettersen.