
GDF construiu mais de 100 km de calçadas no primeiro semestre de 2025
Desde 2019, Novacap já entregou 783 km de passeios públicos em todas as regiões administrativas da capital federal, com investimento superior a R$ 180 milhões
Veja as diferenças e semelhanças entre os sintomas das arboviroses e da covid-19 A zika é mais uma das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, que também é vetor de contaminação de dengue e chikungunya. Os sintomas dessas três doenças – classificadas como arborivores – são parecidos com os da covid-19, mas a zika apresenta uma …
Continue reading “Zika, uma doença que requer muita atenção das gestantes”
Veja as diferenças e semelhanças entre os sintomas das arboviroses e da covid-19
A zika é mais uma das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, que também é vetor de contaminação de dengue e chikungunya. Os sintomas dessas três doenças – classificadas como arborivores – são parecidos com os da covid-19, mas a zika apresenta uma característica específica: causa coceira na pele e inchaço, principalmente nas extremidades das mãos.
“Esses dois sintomas diferenciam a enfermidade, mas não são exclusivos da doença”, explica o diretor de Vigilância Epidemiológica, Fabiano dos Anjos. A febre e a vermelhidão na pele costumam ser mais brandos.
A incidência da zika em grávidas traz maior preocupação porque o vírus ataca as células cerebrais e pode causar microcefalia no bebê. “Essa infecção congênita foi algo bem marcante em 2015, quando o patógeno foi identificado no Brasil”, lembra o gestor.
A principal medida para combater o mosquito transmissor dessas doenças é não deixar água parada em recipientes destampados que sirvam de berçário para as larvas e perpetuem o seu ciclo de reprodução. Calhas, lajes, depósitos e até plantas que acumulam água nas folhas precisam ser verificados com frequência para evitar o depósito de ovos e larvas. Como não há vacina ou medicamento específico para combater a zika, a prevenção continua sendo o melhor remédio.
Em 80% dos casos a doença pode ser assintomática. Quando os sinais aparecem, em geral dez dias depois da picada, podem ser semelhantes aos da dengue, porém tão menos agressivos que chegam a ser confundidos com os sintomas de uma virose banal e passageira. Como desaparecem espontaneamente depois de três a sete dias, na maioria dos casos, as pessoas nem chegam a procurar assistência médica e não recebem o diagnóstico da doença.
Por isso, é preciso estar atento aos seguintes sintomas que fazem parte do quadro típico da infecção pelo Zika virus:
O diagnóstico é basicamente clínico. O médico leva em conta os sintomas e o histórico do doente.
Existem exames específicos para pesquisar a presença de anticorpos ou fragmentos dos vírus no sangue do paciente. Em determinadas situações, esses exames podem ser uma estratégia importante para estabelecer o diagnóstico diferencial com a dengue e a febre chikungunya, doenças que apresentam quadro clínico semelhante. Serve também para dar continuidade aos estudos sobre as características, prevenção e tratamento da infecção por Zika virus.
*Com informações da Secretaria de Saúde
Desde 2019, Novacap já entregou 783 km de passeios públicos em todas as regiões administrativas da capital federal, com investimento superior a R$ 180 milhões
Inscrições estarão abertas desta sexta-feira (12) ao dia 21
Interdições serão necessárias para a comemoração do 69º aniversário da cidade
Com estruturas adaptadas à escassez e raízes que regulam o fluxo das águas, o bioma é homenageado ao longo de setembro com uma série de ações promovidas pela Secretaria do Meio Ambiente