
Sudoeste e Cruzeiro recebem ação de acolhimento da pessoa em situação de rua
Abordagem está prevista para passar por nove pontos das regiões administrativas

Parceria com Ibama garante treinamento para 16 brigadistas florestais A Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB), em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais e Renováveis (Ibama), está promovendo o curso Treinamento em resgate, manejo e contenção de fauna silvestre nas ações de prevenção e combate a incêndios florestais para 16 brigadistas …
Continue reading “Zoológico ensina como resgatar animais em incêndios florestais”
Parceria com Ibama garante treinamento para 16 brigadistas florestais
A Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB), em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais e Renováveis (Ibama), está promovendo o curso Treinamento em resgate, manejo e contenção de fauna silvestre nas ações de prevenção e combate a incêndios florestais para 16 brigadistas do Ibama e do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio). Iniciada no último dia 31, a capacitação termina nesta quinta-feira (2).

“Ao ensinar técnicas práticas de manejo para o resgate correto, o nosso objetivo é facilitar o tratamento e diminuir os efeitos dos incêndios na fauna silvestre”Luísa Helena Rocha, superintendente de Conservação e Pesquisa da FJZB
A FJZB conta com profissionais especializados no resgate, contenção e manejo de animais em incêndios florestais e tem capacitado outras instituições e forças de segurança do Distrito Federal. “Ao ensinar técnicas práticas de manejo para o resgate correto, o nosso objetivo é facilitar o tratamento e diminuir os efeitos dos incêndios na fauna silvestre”, aponta a superintendente de Conservação e Pesquisa da fundação, Luísa Helena Rocha.
Já a médica veterinária do Zoológico de Brasília, Fernanda Mergulhão, que ministra as aulas, reforça a importância do treinamento prático para que os brigadistas possam ajudar a salvar a vida de animais resgatados. “Ambientes de incêndio tem alta concentração de monóxido de carbono, o que intoxica e asfixia o animal. Quando ele é retirado pelo brigadista e colocado em um ambiente ventilado, damos um passo extremamente importante para salvá-lo”, explica.

Técnica
Com carga horária de 20 horas, o treinamento está divido em duas fases: aulas teóricas, que ocorrem no prédio da Administração do Zoológico de Brasília, e aulas práticas ministradas nos recintos dos animais e no hospital veterinário da fundação.
Para o supervisor dos brigadistas do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo/GO), José Gabriel Rosa, o curso é visto como uma iniciativa fundamental para o trabalho desses profissionais. “Com esse treinamento especial, conseguimos aprender a maneira correta de cuidar dos animais que achamos durante os combates e, com conhecimento, vamos poder ajudar mais ainda”, avalia.
Foto: Andre Borges/Agência Brasília
Esse é o primeiro curso voltado exclusivamente para brigadistas de prevenção e combate a incêndios florestais do Prevfogo e ICMBio. A ação faz parte das ações planejadas pela Diretoria de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas (DBFlo) do Ibama para mitigar os danos à fauna silvestre nas ocorrências de queimadas e grandes incêndios florestais.
*Com informações da Fundação Jardim Zoológico de Brasília

Abordagem está prevista para passar por nove pontos das regiões administrativas

Estande da Secretaria de Justiça e Cidadania oferece atendimento individualizado, orientações completas e uma prévia da cerimônia para casais interessados em oficializar a união no dia 22 de março

Inscrições ocorrem de 6 de fevereiro a 2 de março de 2026 e contemplam áreas como administração, serviços, indústria, tecnologia e inovação

Agências do trabalhador oferecem 447 vagas no total. Interessados devem cadastrar o currículo em aplicativo ou ir a uma agência, das 8h às 17h, durante a semana
