
Projeto inclui frutos do Cerrado na alimentação escolar no DF
Nota Técnica apresenta caminhos para incluir baru, mangaba, jatobá e outros no cardápio das escolas públicas do Distrito Federal

Parceria com Ibama garante treinamento para 16 brigadistas florestais A Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB), em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais e Renováveis (Ibama), está promovendo o curso Treinamento em resgate, manejo e contenção de fauna silvestre nas ações de prevenção e combate a incêndios florestais para 16 brigadistas …
Continue reading “Zoológico ensina como resgatar animais em incêndios florestais”
Parceria com Ibama garante treinamento para 16 brigadistas florestais
A Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB), em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais e Renováveis (Ibama), está promovendo o curso Treinamento em resgate, manejo e contenção de fauna silvestre nas ações de prevenção e combate a incêndios florestais para 16 brigadistas do Ibama e do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio). Iniciada no último dia 31, a capacitação termina nesta quinta-feira (2).

“Ao ensinar técnicas práticas de manejo para o resgate correto, o nosso objetivo é facilitar o tratamento e diminuir os efeitos dos incêndios na fauna silvestre”Luísa Helena Rocha, superintendente de Conservação e Pesquisa da FJZB
A FJZB conta com profissionais especializados no resgate, contenção e manejo de animais em incêndios florestais e tem capacitado outras instituições e forças de segurança do Distrito Federal. “Ao ensinar técnicas práticas de manejo para o resgate correto, o nosso objetivo é facilitar o tratamento e diminuir os efeitos dos incêndios na fauna silvestre”, aponta a superintendente de Conservação e Pesquisa da fundação, Luísa Helena Rocha.
Já a médica veterinária do Zoológico de Brasília, Fernanda Mergulhão, que ministra as aulas, reforça a importância do treinamento prático para que os brigadistas possam ajudar a salvar a vida de animais resgatados. “Ambientes de incêndio tem alta concentração de monóxido de carbono, o que intoxica e asfixia o animal. Quando ele é retirado pelo brigadista e colocado em um ambiente ventilado, damos um passo extremamente importante para salvá-lo”, explica.

Técnica
Com carga horária de 20 horas, o treinamento está divido em duas fases: aulas teóricas, que ocorrem no prédio da Administração do Zoológico de Brasília, e aulas práticas ministradas nos recintos dos animais e no hospital veterinário da fundação.
Para o supervisor dos brigadistas do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo/GO), José Gabriel Rosa, o curso é visto como uma iniciativa fundamental para o trabalho desses profissionais. “Com esse treinamento especial, conseguimos aprender a maneira correta de cuidar dos animais que achamos durante os combates e, com conhecimento, vamos poder ajudar mais ainda”, avalia.
Foto: Andre Borges/Agência Brasília
Esse é o primeiro curso voltado exclusivamente para brigadistas de prevenção e combate a incêndios florestais do Prevfogo e ICMBio. A ação faz parte das ações planejadas pela Diretoria de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas (DBFlo) do Ibama para mitigar os danos à fauna silvestre nas ocorrências de queimadas e grandes incêndios florestais.
*Com informações da Fundação Jardim Zoológico de Brasília

Nota Técnica apresenta caminhos para incluir baru, mangaba, jatobá e outros no cardápio das escolas públicas do Distrito Federal

Última etapa contará com as merendeiras finalistas e a participação de convidados

Detran-DF fará intervenções com fechamentos de vias nessas regiões para segurança dos participantes

Equipes atuam no Beco do Coronel e em outros pontos da região com nivelamento e aplicação de brita; moradores relatam expectativa por ampliação da mobilidade com a obra
