Foto: Divulgação

Após a confirmação de André Brandão como novo presidente do Banco do Brasil, novas informações sobre o concurso Banco do Brasil começam a surgi

Por diversas vezes fora divulgado que a instituição realizaria um concurso para a área de Tecnologia, mas não havia qualquer previsão sobre o número de vagas. Agora, de acordo com reportagem do Estadão, 120 vagas estão previstas para Tecnologia da Informação, em regime home office.

Com os novos profissionais, o Banco do Brasil busca tornar a área de tecnologia cada vez mais mais competitiva em relação aos bancos concorrentes, que cada vez mais apostam em operações on-line de seus negócios, e atraentes para seus correntistas.

A respeito do novo presidente do banco, ainda não há informações de sua posição sobre a realização do novo certame. Contudo, com a saída do ex-presidente Rubem Novaes, que por diversas vezes se mostrou favorável a uma eventual privatização do banco, cresce a expectativa para que o certame seja realmente efetivado.

Vale lembrar que o novo concurso Banco do Brasil é esperado ainda em 2020. Isso porque, de acordo com a assessoria do banco, os estudos para a realização do certame voltado para a área de Tecnologia estão finalizados.

Acompanhe neste artigo tudo sobre a expectativa de um novo concurso Banco do Brasil e acompanhe todas as novidades.

  1. Situação Atual do Concurso
  2. Contratações só por concurso
  3. Requisitos para o cargo de Escriturário e Carga horária
  4. Atribuições do cargo de Escriturário
  5. Salários e Benefícios
  6. Histórico dos Últimos Concursos
  7. Dados do último Concurso
  8. Cursos e Assinatura
  9. Ficha Técnica

Situação Atual do Concurso Banco do Brasil

De acordo com as informações do portal Estadão, 120 vagas estão previstas para o novo concurso da instituição voltado para a área de Tecnologia da Informação, visando modernizar as operações on-line da instituição.

Além disso, André Brandão foi confirmado como o novo presidente do Banco do Brasil. O aval veio do ministro da Economia, Paulo Guedes.

Ainda não há informações sobre a posição de Brandão sobre o novo concurso do Banco do Brasil. A expectativa é com a demissão do presidente anterior, o certame seja realmente efetivado.

Saída do antigo presidente

Com o pedido de demissão do presidente da instituição, Rubem Novaes, cresce a expectativa para que um novo concurso Banco do Brasil seja realizado em 2020, já que, em diversas declarações, Novaes se posicionou a favor da privatização do BB.

Além disso, em março de 2020, o Banco do Brasil, por meio da Portaria Nº 8.775, fixou em 102.681 o número de servidores da instituição.

O documento reforça que o gerenciamento de efetivos deve ser realizado pela instituição, desde que respeitado o limite estabelecido. Para isso, diversos fatores devem ser considerados.

Veja a íntegra da Portaria N° 8.775

Anteriormente, durante entrevista, o ex-presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes, declarou que há um estudo em andamento para que seja realizado um novo Concurso Banco do Brasil.

“Nós estamos pensando na possibilidade de um concurso mais direcionado para essa área de tecnologia e inovações. Hoje a porta de entrada do BB é só um concurso para escriturário”, disse a jornalistas após participar de evento promovido pelo banco Credit Suisse em São Paulo.

Em julho de 2019, houve uma diminuição no quadro de funcionários do Banco por meio de um plano de desligamento incentivado, diminuindo o quadro de funcionários de 110 mil para 93 mil.

Na ocasião, Novaes afirmou que a medida ocorreu apenas nas áreas em que havia um excesso de pessoal.

Concurso Banco do Brasil para nível superior

A 3ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) em Brasília decidiu que o Banco do Brasil deve passar a contratar profissionais de nível superior apenas através concurso público.

Até então, o funcionário começava no Banco como nível médio e passava por avaliação interna para ser promovido. Com a nova regulamentação, a empresa tem até dois anos para cumprir a ordem, sob risco de multa de R$ 50 mil por dia. Ainda cabe recurso.

Requisitos para Concurso BB

Para o cargo de Escriturário BB é solicitado certificado de conclusão ou diploma de curso de nível médio expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação.

A jornada de trabalho de Escriturária perfaz um total 30 (trinta) horas semanais

Atribuições do cargo de Escriturário

  • Comercialização de produtos e serviços do BANCO DO BRASIL S.A.;
  • Atendimento ao público, atuação no caixa (quando necessário), contatos com clientes, prestação de informações aos clientes e usuários;
  • Redação de correspondências em geral;
  • Conferência de relatórios e documentos;
  • Controles estatísticos;
  • Atualização/manutenção de dados em sistemas operacionais informatizados;
  • Execução de outras tarefas inerentes ao conteúdo ocupacional do cargo, compatíveis com as peculiaridades do BANCO DO BRASIL S.A.

Salários e Benefícios do concurso Banco do Brasil

Segundo dados do último edital, do concurso Banco do Brasil, o salário inicial básico da carreira de Escriturário é de R$ 2.718,73. Os funcionários fazem ainda jus aos seguintes benefícios:

  • Vale Refeição
  • Cesta Alimentação
  • Vale Cultura
  • Auxílio-Creche
  • Assistência Saúde
  • Previdência Privada
  • Participação nos Lucros

Últimos Concursos Banco do Brasil

Concurso Banco do Brasil – 2018: provimento de vagas e cadastro de reserva em dependências situadas nos estados: Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo

Concurso Banco do Brasil – 2015: provimento de vagas e cadastro de reserva em dependências situadas nos estados:  Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Concurso Banco do Brasil – 2013: provimento de vagas e cadastro de reserva em dependências situadas nos estados: Amazonas (parte do Estado), Espírito Santo, Minas Gerais (parte do Estado), Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina (parte do Estado)

Dados do último concurso Banco do Brasil

O último concurso Banco do Brasil, cargo de Escriturário, aconteceu em 2018. Ao todo foram ofertadas 60 vagas: 30 para contratação imediata de servidores e mais 30 para formação de cadastro de reserva. A banca organizadora foi a Cesgranrio.

Etapas do Concurso BB

  • 1ª Etapa – Prova Objetiva – de caráter eliminatório e classificatório;
  • 2ª Etapa – Prova de Redação –  de caráter eliminatório;
  • 3ª Etapa – Aferição da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos(as) pretos(as) ou pardos(as) – de caráter eliminatório;
  • 4ª Etapa – Procedimentos Admissionais e Perícia Médica, de caráter eliminatório.

Provas Objetivas

As provas objetivas continham ao todo 70 questões de múltipla escolha, sendo (20 questões) de Conhecimentos Básicos e (50 questões) de Conhecimentos Específicos, de totalizando 100,0 pontos.

Conteúdo das provas:

  • Língua Portuguesa: 5 questões com valor de 1,0 ponto cada;
  • Língua Inglesa: 5 questões com valor de 1,0 ponto cada;
  • Matemática: 5 questões com valor de 2,0 pontos cada;
  • Atualidades do Mercado Financeiro: 5 questões com valor de 1,0 ponto cada.

A prova de Conhecimentos Específicos

  • Probabilidade e Estatística: 20 questões com valor de 1,5 ponto cada;
  • Conhecimentos Bancários: 5 questões com valor de 1,5 ponto cada;
  • Conhecimentos de Informática: 25 questões com valor de 1,5 ponto cada.

Quer estudar para Concurso Banco do Brasil?

ASSINE AGORA – Sistema de Questões

♦Informações do último Concurso Banco do Brasil

Ano: 2018
Vagas: 30 + 30 CR
Lotações: Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP)
Banca: Cesgranrio
Escolaridade: Nível Médio
Cursos Estratégia Concursos: CURSO BANCO DO BRASIL 
►Edital:
 Edital Banco do Brasil

Ascom Estratégia
ascomestrategia@gmail.com

Fonte: Estratégia Concursos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Solve : *
6 ⁄ 2 =