Brasília Agora


COLUNAS

Economia$Capital

18 de janeiro, 2022

MATERIAL ESCOLAR EXPLODE LEVANTAMENTO da Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares (ABFIAE) mostra que o preço repassado da indústria para o varejo […]

Economia$Capital

MATERIAL ESCOLAR EXPLODE

LEVANTAMENTO da Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares (ABFIAE) mostra que o preço repassado da indústria para o varejo no segmento foi de 15% a 30% pior do que em 2021. Esses preços estão atrelados aos custos de matérias primas como papel, papelão, cola, tinta, plásticos e metal. Em alguns casos, como o de derivados de petróleo, o aumento chega a 100%.

MATERIAL ESCOLAR EXPLODE (II)

COMO sempre, recomendação para os pais de alunos é a de pesquisar bastante antes de adquirir os produtos. Mesmo assim, podem preparar os bolos. A expectativa é de um aumento médio de 20% nos artigos escolares. O Procon também ja avisou que vai estar atento para coibir abusos.

MATERIAL ESCOLAR EXPLODE (III)

UMA das mudanças já sentidas no comportamento do consumidor em outros anos que deve ser potencializada neste é a adesão a grupos de compras, que conseguem, por conta da quantidade, efetivar aquisições com preços menores. Há estimativas de aumento de mais de 200% na quantidade desse grupos, principalmente entre pais com filhos matriculados em escolas particulares.

SEM REAGENTES PARA TESTES

O PRESIDENTE do Sindilab-DF, que reúne empresas privadas de análises clinicas, alertou que desde quinta-feira da semana passada já não era mais possível comprar insumos importados necessários para a realização de testes de covid. Outro problema, segundo Alexandre Bittencourt, é a crescente ausência de trabalhadores em laboratórios afastados pela doença.

SEM REAGENTES PARA TESTES (II)

AS FABRICANTES nacionais, como a EcoDiagnóstica, já dobraram suas produções, mas não estão conseguindo atender a explosão da demanda, afetada ainda pelo aumento de procura de testes fora do Brasil. Nos primeiros dez dias de janeiros, as empresa detectaram aumento de 400% na venda de exames, com em comparação com a media mensal de 2021.

QUEBRA DA SAFRA NO CAMPO

A SECA no Sul e a grande quantidade de chuvas no Centro-Oeste vai reduzir as ofertas de feijão, leite, arroz, milho e soja. As estimativas são da Fipe, que acredita em um aumento de mais de 10% no preço médio dos alimentos.

CONTRATAÇÕES SUPERAM EXPECTATIVAS

PESQUISA realizada pelo Instituto Fecomércio mostrou que 22,02% dos lojistas entrevista dos, de fato, reforçaram suas equipes durante o período de vendas de fi m de ano. O levantamento anterior, que mediu a intenção de contratação, indicava 18,36%. Com isso, em números gerais, o comércio absorveu cerca de 360 trabalhadores a mais do que o esperado, passando de 1,8 mil para 2,1 mil.

COVID BANCÁRIA

CHEGOU a mais de 800 o número de agencias bancarias fechadas para a desinfecção após o avanço da ômicron no País. O número de trabalhadores afastados com gripe ou Covid, segundo o sindicato da categoria em SP, o pior do Brasil, ultrapassou mil. No DF, fala-se em mais de 100.

 

[email protected]