Estilo ACM 

O deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), tido como o comandante de um parlamentarismo branco, sai da eleição da Câmara dos Deputados numa situação delicada. É que foi abandonado pelo próprio partido, o DEM. Tudo feito bem ao estilo ACM Neto. Revoltado com o golpe do grupo de Bolsonaro, Maia falava até em aceitar um pedido de impeachment do presidente. Uma medida solitária de e fora de hora de Maia. Teve mais de 1600 dias para decidir e amarelou.

 

E agora?

Qual o rumo tomará o deputado Rodrigo Maia após deixar a presidência da Câmara dos Deputados. Alguns aliados falam em uma disputa presidencial em 2022. Nem mesmo aliados acreditam em tal possibilidade em função do jogo político que será travado doravante.

 

Bolsonaro mudou?

A política sempre foi muito dinâmica. Tanto que em setembro de 2018 – via Twitter – Bolsonaro avisava: “assumi compromisso de reduzir número de ministérios, extinguir e privatizar grande parte das estatais que hoje existem. São gastos desnecessários que devem atender a população. Recusar acordões que negociam cargos em troca de apoio já faz parte deste objetivo”. Bolsonaro mudou ou era apenas campanha eleitoral?

 

Conselhos tutelares

Cada Conselho Tutelar do DF receberá R$ 120 mil para compra de veículos, equipamentos e mobiliário e serão direcionados diretamente do Governo Federal para os conselhos. O trabalho foi pilotado pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF) diretamente com a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos do governo Jair Bolsonaro.

 

Fascal e Sírio-Libanês

Está agendado para a próxima quarta-feira (3) a assinatura de um termo de credenciamento do Fundo de Assistência à Saúde dos Deputados Distritais e Servidores da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF Saúde/Fascal) com o Hospital Sírio-Libanês. Para Rodrigo Delmasso o ato representa o retorno da credibilidade do “nosso plano no mercado”.

 

Bom começo

Depois de ter saído na frente no combate a Covid-19, o Distrito Federal e segunda unidade da Federação que mais vacinou em relação ao número de habitante, tendo imunizado 1,45% dos moradores (44,3 mil). Mato Grosso do Sul lidera.

 

Autismo

Por decisão da 3ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do DF, o governo local está obrigado a disponibilizar um monitor exclusivo para acompanhar as atividades de ensino de estudante com o chamado autismo em grau severo. Por lei é deve do estado garantir educação especializada para pessoas com necessidades especiais.

 

Carroceiros

O deputado Eduardo Pedrosa (PTC) está preocupado com os carroceiros do DF. Tanto que acaba de apresentar um projeto para que eles tenham acesso a cursos de profissionalização para compra de veículos ou bicicletas. Só para lembrar, desde 2016 os carroceiros estão proibidos de circular em vias públicas com veículos de tração animal (VTA).

 

Moradia

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), quer o ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende, a frente de um grande programa habitacional para pessoas carentes. A ideia é aproveitar a experiência de Iris com os famosos mutirões. Caiado diz a auxiliares que não se pode abrir mão da participação do ex-prefeito no projeto.

 

Conselho errado

No melhor estilo bolsonarista, prefeito de Vila Bela de Santíssima Trindade (521 km a Oeste de Cuiabá), o médico André Bringsken (MDB), está incentivando o uso do ivermectina no combate ao Covid-19 e o não uso de máscara. O conselho de sinal trocado viralizou na internet.

 

Carlos Honorato
pontofinal@carloshonorato.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Solve : *
28 × 19 =