BRASÍLIA

Abertas, até dia 30, as inscrições para a 1ª edição da ExporSam

24 de novembro, 2022

As inscrições para a 1ª ExporSam – Feira Livre do Artesanato estão abertas para artesãos até a próxima segunda-feira (30). Serão selecionados 90 profissionais. O resultado dos selecionados será divulgado dia 3 de dezembro. O evento vai ocorrer em Samambaia de 15 de dezembro até 28 de fevereiro de 2023. Podem se inscrever artesãos que …

As inscrições para a 1ª ExporSam – Feira Livre do Artesanato estão abertas para artesãos até a próxima segunda-feira (30). Serão selecionados 90 profissionais. O resultado dos selecionados será divulgado dia 3 de dezembro. O evento vai ocorrer em Samambaia de 15 de dezembro até 28 de fevereiro de 2023.

Podem se inscrever artesãos que produzem peças das seguintes tipologias: argila, madeira, reciclados; fios e tecidos como rendas, bordados, crochê, tecelagem; fibras vegetais como semente, casca, flores e folhas secas; pedras e couro. Também são aceitos trabalhos em metal e materiais sintéticos e outros comprovadamente feitos à mão.

Realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), a ExporSam oferecerá ao consumidor local uma variedade de produtos que ele talvez nunca encontre nas lojas do comércio tradicional. Além da vantagem de pagar por um artigo personalizado. A unicidade de um produto artesanal é o que lhe agrega um valor inestimável, diz Demontiez Marques, um dos organizadores.

“A ideia é que artesãos tenham um espaço para escoar a produção dos seus trabalhos, fomentar o empreendedorismo local e criar um canal de comunicação com as demais manifestações culturais: música, poesia, teatro, dança”, destaca.

E acrescenta: “São profissionais da arte que estarão saindo dos seus domicílios para expor produtos de forma mais ampla, incrementando as vendas dos produtos artesanais”.

O evento ocorrerá oficialmente todas as quintas, sextas e sábados a partir dos dias 15, 16 e 17 de dezembro, repetindo a cada fim de semana seguinte até fevereiro de 2023. O diferencial do projeto, de acordo com organizadores, será conservar o modelo comunitário, resgatando a essência das feiras livres como aquelas tão cativas e simpáticas realizadas no interior de várias cidade país afora.

Artigos Relacionados