COLUNAS

AGORA-DF

1 de fevereiro, 2025

SENADOR IZALCI, CORDA E ENFORCADO O SENADOR Izalci Lucas é um destemido. Em entrevista recente à rádio Atividade, ele reclamou que o GDF deveria fazer controle de estoque com computadores. Mas Izalci não devia nem falar a palavra computador, porque alguém pode lembrar que ele foi condenado por desviar… computadores doados ao GDF e que …

SENADOR IZALCI, CORDA E ENFORCADO

O SENADOR Izalci Lucas é um destemido. Em entrevista recente à rádio Atividade, ele reclamou que o GDF deveria fazer controle de estoque com computadores. Mas Izalci não devia nem falar a palavra computador, porque alguém pode lembrar que ele foi condenado por desviar… computadores doados ao GDF e que serviriam a escolas públicas. Os computadores foram parar, ora vejam, em seu próprio comitê de campanha política. É como falar de corda em casa de enforcado. O senador só não foi preso porque seus advogados conseguiram arrastar o crime por anos, até que ele prescreveu.

JUIZ RECONHECE CRIME

O PRÓPRIO juiz que proferiu a sentença se mostrou revoltado com a falta de punição do senador por causa da prescrição do crime; os advogados de Izalci usaram todas as artimanhas para se aproveitar da proverbial lentidão da Justiça brasileira, especialmente no caso. O juiz Nelson Ferreira Junior reconheceu, nos autos, que há “provas cabais” do crime, e classificou de “odiosa” a prescrição que impediu Izalci de ir para o xilindró.

DEMORA VIRA LIBERDADE

O CRIME do senador foi cometido em 2009 e o processo, que culminou com sua condenação a dois anos e oito meses de prisão, só terminou este ano. Graças a esta demora de 12 anos, Izalci ficou livre da punição. Como é bom ser poderoso…

MP E O COLARINHO BRANCO

MAS O Ministério Público está inconformado e já ajuizou ação para a reparação do dano. Os promotores acreditam que é possível reabrir o caso, típico crime de colarinho branco, para punir aqueles que, valendo-se da sua posição social e de seu alto prestígio, pratiquem condutas lesivas à ordem econômica. Izalci serviria de exemplo.

MUITA MENTIRA E UMA VERDADE

NA MESMA entrevista, Izalci falta com a verdade – a popular mentira – em vários outros pontos, inclusive na hora em que diz que o DF, na gestão de Ibaneis, já teve sete secretários de saúde. Como sete é conta de mentiroso, podemos deixar barato. Ainda mais porque Izalci, de vez em quando, fala a verdade, como no dia em que reconheceu que o “governo Ibaneis faz grandes obras”.

MORADIA LEGALIZADA

O GOVERNADOR Ibaneis Rocha esteve ontem em Samambaia, entregando escritura definitiva de lotes urbanizados para 79 famílias que moravam no Morro do Sabão, numa área eu oferecia perigo por causa do linhão de energia que passa pelo local. Foi uma  solenidade simples, mas emocionante, já que vários governos prometeram instalar essas famílias antes e nunca cumpriram.

VIADUTO EM FASE FINAL

QUEM vê de longe não consegue notar, mas o tão sonhado viaduto do Recanto das Emas, que vai melhorar a vida de mais de 120 mil motoristas todos os dias, já está com a estrutura de concreto toda pronta. Como a estrutura funciona aterrada, o tapume esconde praticamente toda a obras. O complexo já está mais de 70% pronto e deve ser inaugurado ainda no mês de julho.

NOVA PONTE NO LAGO NORTE

A POPULAÇÃO do DF está sendo convocada para opinar sobre a obra da nova ponte sobre o Lago Paranoá, desta vez no lado norte. O projeto não prevê qualquer custo para o GDF, já que seria inteiramente custeado pela iniciativa privada que, em troca, receberia terrenos para a construção de moradias na região do Taquari. A ponte sairia na altura da Universidade de Brasília, cruzaria a península do Lago Norte por um túnel, saindo do outro lado e ligando ao Setor de Mansões do Lago Norte. Uma outra via faria a ligação com o Taquari. A audiência pública está marcada para amanhã, pelo site da Secretaria de Transporte e Mobilidade.

 

www.brasiliaagora.com.br.

Artigos Relacionados