www.brasiliaagora.com.br.
COLUNAS
AGORA-DF
13 de junho, 2022Nova pesquisa com Ibaneis à frente Mais uma pesquisa de intenção de votos mostra o favoritismo do governador Ibaneis Rocha na eleição para o Governo […]
Nova pesquisa com Ibaneis à frente
Mais uma pesquisa de intenção de votos mostra o favoritismo do governador Ibaneis Rocha na eleição para o Governo do Distrito Federal. Desta vez foi o Instituto Paraná Pesquisas que colocou o atual governador à frente de seus adversários. Quando a pergunta é espontânea, ou seja, sem revelar o nome dos candidatos, Ibaneis (MDB) aparece com 17,3%, enquanto o segundo colocado, o ex-govenador Arruda (PL), fica com apenas 2,1%, seguido pelo senador Reguffe (União) com 0,6%, empatado com Leandro Grass (PV).
Vantagem na estimulada
A pesquisa também fez consulta estimulada, com os nomes dos candidatos sendo apresentados ao eleitor. Ibaneis aparece com 40% das intenções, seguido pela deputada Flávia Arruda (PL), com 22,1%, e pela senadora Leila Barros (PDT), com 11,6%. Leandro Grass aparece com 3,4% e Rafael Parente (PSB) com 2,3%.
Ainda mais à frente
Num segundo cenário, sem Flávia e com Reguffe, Ibaneis ganha ainda mais votos, chegando a 41,1%, à frente do senador, que aparece com 16%. Leila vai a 12,5%, Leandro Grass fica com 3,7%, e Rafael Parente tem 2,5%.
Flávia puxa fila de mulheres
Na disputa pelo Senado, as mulheres dominam: a Paraná Pesquisas dá vantagem para a senadora Flávia Arruda, com 35,6% das intenções, seguida da ex-ministra Damares Alves (Rep) que soma 21,4%. A deputada Paula Belmonte (Cid) pontua com 6,2%, à frente da candidata do PT, Rosilene Corrêa, que tem 3,3%. Na lanterna, um homem: Paulo Roque (Novo), tem 2,2%.
Reguffe e Damares empatados
Em outro cenário, o instituto tirou Flávia e incluiu Reguffe. A liderança vai para um empate entre o senador Reguffe e Damares Alves, ambos com 21,4% (chama a atenção que a ex-ministra não ganha nem perde um voto sequer na mudança). Em terceiro vem o empresário e ex-governador Paulo Octávio (PSD), com 11,4%.
Tudo registrado
A pesquisa está registrada no TER e foi realizada com 1540 eleitores de todas as regiões do DF entre 6 e 10 de junho.
Mais pesquisa, sem surpresa
É esperada para as próximas horas a divulgação de mais uma pesquisa eleitoral, desta vez do instituto ExataOP. Os resultados preliminares não apresentam surpresas em relação às consultas anteriores já divulgadas, com favoritismo amplo para o atual ocupante da cadeira de governador. Nem diante dos números generosos Ibaneis Rocha sorri. “Ainda tem muito problema para resolver”, diz ele.
Números que explicam
Os índices obtidos por Ibaneis nas pesquisas explicam porque nenhum dos adversários da eleição passada quer disputar com ele. Todos abriram mão, embora disputem outro cargo.
Feirantes ganham isenção
O pequeno comércio vem se recuperando dos efeitos econômicos da pandemia de forma surpreendente, mas ainda assim com dificuldades por causa do acúmulo de prejuízos no período mais agudo de restrições. Um decreto suspendeu o pagamento do preço público – referente a equipamentos como bancas, feiras e quiosques em área pública – durante a pandemia, mas caiu. Só que o GDF decidiu manter o benefício até o final do ano.
Reformas em 28 feiras
O verdadeiro presente foi revelado pelo governador Ibaneis Rocha no último final de semana, quando esteve em almoço com os presidentes das principais feiras do DF. S feirantes queriam apenas agradecer pelo decreto anterior e fazer algumas sugestões sobre as reformas que estão sendo promovidas em 28 feiras, mas foram surpreendidos com a boa notícia. O governador lembrou que o número de empregos gerados por esses comerciantes, por si só, justifica a medida.
Empregos de volta
Os permissionários pagam, em média, R$ 37 por metro quadrado ocupado em área pública. Com a nova medida de isenção do GDF, os feirantes e proprietários de bancas (inclusive de jornais) e quiosques, prometeram ao governador recuperar os empregos que haviam sido perdidos na crise.