Um pouquinho bandidos
Roberta D’Albuquerque é psicanalista, autora de Quem manda aqui sou eu – Verdades inconfessáveis sobre a maternidade e criadora do portal A Verdade é Que…
NINHO VAZIO As convenções zonais do PSDB, realizadas domingo, revelaram o quanto anda vazio o ninho tucano. O partido tem uns 1.600 filiados, o equivalente a 45 tucanos oficiais por cada cidade do DF. As convenções elegeram os membros dos 16 diretórios zonais e dos 10 diretórios do PSDB Mulher. Mas em outros três diretórios …
As convenções zonais do PSDB, realizadas domingo, revelaram o quanto anda vazio o ninho tucano. O partido tem uns 1.600 filiados, o equivalente a 45 tucanos oficiais por cada cidade do DF. As convenções elegeram os membros dos 16 diretórios zonais e dos 10 diretórios do PSDB Mulher. Mas em outros três diretórios não houve votação. Faltou tucano. Essas zonais serão dirigidas por bicudos provisórios. O desafio será achar tucano no ninho para chocar os ovos.
O PSDB já governou Brasília. A tucana Maria Abadia foi governadora entre 31 de março de 2006 e 1º de janeiro de 2007. Hoje, não tem nem deputado distrital nem federal. O consolo dos tucanos brasilienses é ter um representante no Senado: Izalci Lucas. Em outubro, será reconduzido à presidência do tucanato candango.
O futuro político de Izalci é incerto. Ele tentará a reeleição em 2026. Das duas vagas ao Senado, uma está no colo do governador Ibaneis Rocha (MDB). A segunda será disputada no tapa por candidatos de esquerda (PT-PSol), centro (PP-Cidadania-União Brasil) e direita (PL-Republicanos). Caso Izalci não se reeleja, o PSDB candango baterá asas rumo à extinção.
A chapa anda quente no Cidadania. A cúpula nacional está dividida entre ficar ou romper com Roberto Freire, há 31 anos na presidência do partido, originário do PCB. No DF, Freire tem o apoio da deputada distrital Paula Belmonte, presidente regional da legenda. Belmonte conseguiu desarmar um golpe contra ela e Freire. Impediu que um grupo rebelde tomasse o comando da agremiação no DF. Apagou o fogo, mas o barraco ainda queima.
Motivo: a adesão ou não do Cidadania ao Governo Lula. Enquanto Freire não quer, outros estão querendo. Paula Belmonte rejeita apoiar Lula. Também não quer Ibaneis. Muito menos pretende manter a federação com o PSDB de Izacir. Já decidiu: o casamento acabou. Dos tucanos, não quer nem as penas.
O ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB) postou vídeo na internet em que aparece que nem pinto molhado comemorando a chegada da “chuva do caju”. Interessante. Foi no Governo Rollemberg que ocorreu, entre 2016 e 2018, a maior crise hídrica da história do DF. O então governador foi alertado: o nível dos reservatórios vai baixar tanto que faltará água nas torneiras. O que fez Rollemberg?
Em maio de 2017, em plena crise, Rollemberg contratou a Fundação Cacique Cobra Coral, grupo exotérico que prometia chover até no deserto. Naquele mês, coincidência ou não, caiu uma boa chuva como previra o Instituto de Meteorologia. Rollemberg atribuiu a chuvarada à pajelança da Cobra Coral.
Mas a fundação deve ter levado calote. Afinal, a chuva de maio não encheu os reservatórios e nenhum pingo não caiu nos meses seguintes. Rollemberg chutou o balde. Acabou com a pajelança e decretou racionamento, que só seria suspenso em 15 de junho de 2018.
Hoje, cinco anos depois, Rollemberg comemora a chuvarada. Repetindo Gene Kelly, dançou na chuva ao som de “Singin’In the Rain”. Só faltou o sapateado, a capa e o guarda-chuva. Sobrou demagogia.
Está no ar a primeira fase da campanha “Nota Legal”. É para recompor o caixa do GDF, que perdeu R$ 500 milhões em tributos no primeiro semestre de 2023. A segunda etapa está no forno. Vai oferecer 35 cativantes motivos para que o consumir exija a nota fiscal até mesmo ao comprar um saco de pipoca. Mas o motivo maior é um só: os impostos arrecadados retornam em forma de obras como as que se vê por todo o DF.
Armando Guerra
[email protected]
Roberta D’Albuquerque é psicanalista, autora de Quem manda aqui sou eu – Verdades inconfessáveis sobre a maternidade e criadora do portal A Verdade é Que…
Na última quarta-feira, uma noite prestigiada no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada.
Restaurante especializado em carne anuncia sua expansão. Inauguração está prevista para o segundo semestre, no Manhattan Shopping.
O presidente Lula diz que é muito cedo para fazer pesquisa sobre 2026 e para avaliar um governo que ainda tem quase dois anos no poder.