Brasília Agora


COLUNAS

Economia$Capital

14 de novembro, 2023

Inflação dos bares acima da oficial O setor de bares e restaurantes registrou uma inflação de 0,42% em outubro, número bem acima do índice geral […]

Economia$Capital
Foto: tânia rêgo/abr

Inflação dos bares acima da oficial

O setor de bares e restaurantes registrou uma inflação de 0,42% em outubro, número bem acima do índice geral que fechou em 0,24%. Para o setor, a diferença nos índices reflete o aumento de preço de alguns insumos, principalmente no segmento de alimentos e bebidas.

O aumento nos valores pode ser também um esforço para recompor as perdas antes do final do ano, especialmente em cidades turísticas. Setores como hospedagem (0,45%) e pacotes turísticos (1,32%), também viram seus preços subirem acima da média de inflação, indicando uma possível antecipação de custos para atender à demanda sazonal.

Mesmo com a recomposição de preços acima do índice geral, os bares e restaurantes mostram, em alguns itens específicos, que têm sido mais comedidos ao repassar custos para o cardápio. É o caso da cerveja, que teve um aumento de 1,80% para o consumidor no varejo, enquanto nos bares e restaurantes o índice se limitou a 0,72%.

De olho nas festas

Pesquisa da Abrasel, realizada entre o final de outubro e o começo de novembro, constatou que 35% dos empreendedores pretendem contratar funcionários até o fim de 2023. Outros 58% pretendem manter o quadro atual de funcionários e somente 7% indicaram que podem demitir.

BRB aumenta financiamentos imobiliários

O BRB, que tem atuação nacional, registrou aumento de 845% no financiamento a moradias no Brasil, no período de 2018 até outubro de 2023, na gestão de Paulo Henrique Costa, considerando volume destinado à construção e à aquisição.

BRB aumenta financiamentos imobiliários (II)

Os dados constam de relatório apresentado à entidade pela instituição financeira, que, no período, financiou 29.779 unidades habitacionais no país. O índice ficou acima da média nacional, que foi de 820%.

 


Doce Brasília

Produtores de mel do Distrito Federal atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial do Senar receberam mais conhecimento durante o Circuito Agro, evento promovido pela instituição em parceria com o Banco do Brasil para impulsionar o desenvolvimento do setor. No ano passado, mais de 300 kg de mel foram colhidos no DF. A expectativa deste ano é pelo menos triplicar a produção.


 

Números do Refis

Até 1º de novembro de 2023, 1.602 pessoas físicas e 311 pessoas jurídicas aderiram ao Refis 2023. Os valores renegociados ultrapassavam R$ 16 milhões, enquanto os valores totais pagos marcavam mais de R$ 10 milhões. O prazo de adesão para o programa vai até o dia 30 de novembro.

 

[email protected]