Brasília Agora


COLUNAS

AGORA-DF

23 de novembro, 2023

JUNTOS e MISTURADOS Teria sido mais um ato do governador Ibaneis Rocha (MDB) para deixar a oposição enciumada e irritada com tantas obras por todo […]

AGORA-DF
Foto: Renato Alves/Agência Brasília.

JUNTOS e MISTURADOS

Teria sido mais um ato do governador Ibaneis Rocha (MDB) para deixar a oposição enciumada e irritada com tantas obras por todo o Distrito Federal, mas foi muito mais do que isso. Ao assinar ontem (21) a ordem de serviço das obras da duplicação da BR-080, em Brazlândia, Ibaneis conseguiu reunir aliados e adversários no mesmo palanque. Juntos e misturados estavam, entre outros, os deputados federais Rafael Prudente (MDB), Alberto Fraga (PL) e Érica Kokay (PT).

Aliado magoado

Rafael Prudente é aliado magoado por ter sido preterido por Ibaneis, ambos do mesmo MDB, na escolha do candidato do governador ao Palácio do Buriti em 2026. Ibaneis, numa decisão considerada precoce, lançou a vice-governadora Celina Leão (Progressistas), que também estava na cerimônia. Há ruídos de que Rafael ainda sonha com a vaga, embora outras portas possam se abrir. Ficou mais animado após as fofocas da rádio corredor, que dizem que Ibaneis não pretende concorrer a uma das duas vagas ao Senado. Neste caso, o candidato natural do MDB seria Rafael, ex-presidente regional do partido. Falta combinar com os russos.

Morde e assopra
Alberto Fraga faz oposição “morde e assopra”. Ora ataca o Governo Ibaneis, ora o defende conforme o andar da carruagem. Na disputa ao Palácio do Buriti em 2018, chamou o então candidato Ibaneis de “lobo vestido na pele de cordeiro”. Mas apoiou o governador na defesa do Fundo Constitucional do Distrito Federal e no reajuste salarial de 18% aos servidores da segurança pública do DF. Decisão coerente para um parlamentar eleito por Brasília e nascido, politicamente, nos quartéis da Polícia Militar do DF.

Oposição responsável

Érika Kokay é a estrela do PT brasiliense na Câmara dos Deputados. Faz oposição programática ao Governo Ibaneis. Segue o estilo do deputado distrital Chico Vigilante (PT), que tem sido um opositor responsável. Muito ao contrário da distrital Paula Belmonte (Cidadania), que faz oposição inconsequente, com sangue nos olhos. Érika, fiel ao presidente Lula, atacou Ibaneis pelo apoio que o governador deu a Jair Bolsonaro nas eleições presidenciais de 2022. Mas ajudou Ibaneis a baixar a lenha no ministro Rui Costa, chefe da Casa Civil de Lula, quando este classificou Brasília de “ilha da fantasia”.

Pacto federativo

A mistura de aliados e adversários no palanque da festa da BR-080 é o espelho do pacto federativo que se busca consolidar no Brasil. A obra foi solicitada por Ibaneis, priorizada no Plano de Governo 2023-2026 de Lula, incluída no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II) e abastecida com recursos da bancada parlamentar do DF. Divergência política é salutar em qualquer democracia. Convergência é ainda melhor para que sejam contemplados os quem pagam a festa: os simples mortais brasilienses e brasileiros.

CADÊ NOEL?
As quadras comerciais e os shoppings de Brasília já estão decorados para o Natal. A criançada adora, os pais também. Mas a decoração natalina ainda não chegou ao centro da capital. A Esplanada dos Ministérios, a Torre de TV, a Praça do Buriti e outros espaços públicos no Plano Piloto continuam sem um único adereço que aponte que já é Natal também em Brasília. Tudo indica que, mais uma vez, a decoração natalina chegará depois que o bom velhinho passar. Brasília não merece.

É NATAL NO CRUZEIRO

Mesmo sem decoração natalina, o Cruzeiro Velho e o Cruzeiro Novo ganham amanhã (23) presente de Natal antecipado. O governador Ibaneis Rocha entrega mais uma obra: a urbanização do Cruzeiro Center. Samba natalino vai rolar.

Armando Guerra
[email protected]