COLUNAS

AGORA-DF

4 de fevereiro, 2025 | Por: Armando Guerra

TODOS CONTRA A DENGUE

Com a essa campanha nas redes sociais, o PT nacional tem a coragem de assumir que o Brasil vive uma epidemia de dengue

TODOS CONTRA A DENGUE

O PT decidiu, ainda que tardiamente, entrar na guerra contra a dengue. Produziu e está veiculando na internet o vídeo “10 Minutos contra a dengue”. A peça objetiva ensinar a população a se proteger e a combater, com ações que duram apenas dez minutos, o mosquito Aedes aegypti. No vídeo, as estrelas que passam as mensagens são três ministras e 12 ministros do Governo Lula. Entre eles, o vice-presidente Geraldo Alckmin, ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio; Fernando Haddad, da Fazenda; Ricardo Lewandowski, da Justiça; e Nísia Trindade, que abre o vídeo fazendo um apelo: “O Brasil precisa de unir contra a dengue”.

A coragem do PT nacional

Com a essa campanha nas redes sociais, o PT nacional tem a coragem de assumir que o Brasil vive uma epidemia de dengue. Demonstra também humildade ao pedir a união de todos para enfrentar a doença e salvar vidas, ao contrário do que aconteceu no Governo Bolsonaro, cujo descaso na pandemia do coronavírus matou mais de 700 mil brasileiros. É esta a culpa que o PT não quer carregar em relação à dengue, que já matou mais de 1.500 pessoas desde 2023.

Discurso raivoso fora do tom

O tom da campanha do PT nacional é totalmente o oposto ao discurso raivoso da esquerda brasiliense, especialmente dos deputados distritais do PT candango. Diante do preocupante quadro de dengue no Distrito Federal, esses parlamentares acharam a oportunidade que buscavam para atacar o Governo Ibaneis Rocha. Usam a dengue para agredir, ofender, esculhambar com a saúde pública do DF. Rede que atende não apenas a população brasilienses, mas também moradores dos municípios do Entorno e de outras regiões do país.


Sangue nos olhos

É a oposição com sangue nos olhos. Olhos que só conseguem ver o cenário da dengue em Brasília. Olhos que insistem em não ver que a dengue não é um problema exclusivo do DF. Olhos que teimam em não enxergar o esforço que o Governo Ibaneis está fazendo para enfrentar a dengue, adotando políticas públicas com a mesma determinação que salvou vidas na pandemia do coronavírus.


Contribuição para a saúde

O PT brasiliense ajudaria muito mais se, em vez de culpar o GDF pela dengue, passasse a divulgar o vídeo do PT nacional nas próprias redes sociais do partido. Assim, em vez de atrapalhar o atendimento à população, multiplicaria a mensagem que o Governo Lula quer dar neste momento de crise na saúde: unir o Brasil contra a dengue. Difícil, porém, é unir o PT.

GURIZADA VACINADA

Em apenas duas semanas deste mês de fevereiro, a Secretaria de Saúde vacinou quase 22.500 crianças contra a dengue no DF. A maioria foi vacinada em Taguatinga, Samambaia, Recanto das Emas, Águas Claras e Vicente Pires, com 4.574 doses aplicadas. Estes números a oposição cega não vê.

GRIPE AVIÁRIA

Diz o ditado: “Seguro morreu de velho”. Pensando assim, o governador Ibaneis Rocha prorrogou por mais 90 dias o decreto que, em agosto de 2023, declarou situação de emergência zoossanitária no Distrito Federal. Não que o plantel de aves do DF esteja correndo sério risco de contaminação. Ibaneis, ao prorrogar o decreto, quis apenas se precaver e não baixar a guardar para a gripe aviária. Como ensina outro ditado: “Mais vale uma galinha viva do que duas mortas”. Tá certo!

[email protected]

Artigos Relacionados