AGORA-DF
4 de fevereiro, 2025 | Por: Armando GuerraO SALTO DA LEOA
Mas pelas homenagens de hoje, está mais do que pavimentada a candidatura da leoa ao Buriti. E com total apoio do dono da floresta: Ibaneis
O SALTO DA LEOA
A leoa deu um importante salto para chegar ao Palácio do Buriti em 2026 ao receber hoje o título de Cidadã Honorária de Brasília, concedido pela Câmara Legislativa. O governador Ibaneis Rocha não economizou elogios à vice-governadora Celina Leão, deixando explícita a escolha que fez no início do atual mandato, quando anunciou que a leoa será a candidata dele ao Palácio do Buriti. Chamando-a de “querida irmã”, Ibaneis fez um relato sobre a trajetória e a consolidação da parceria política com Celina. Destacou o comportamento da leoa quando ele foi afastado do GDF durante 65 dias por conta dos atos do 8 de Janeiro. O secretariado de Ibaneis participou em peso. Não faltaram também lideranças políticas e comunitárias. O rumo pode até mudar, afinal política não é ciência exata. Mas pelas homenagens de hoje, está mais do que pavimentada a candidatura da leoa ao Buriti. E com total apoio do dono da floresta: Ibaneis.
DIREITOS DA MULHER
A Câmara Legislativa está demorando apreciar o projeto da deputada Doutora Jane (MDB) que cria a Comissão de Direito da Mulher. A Câmara tem 24 deputados, dos quais apenas quatro mulheres. Destas, só Paula Belmonte (Cidadania) se manifestou em defesa do projeto de Jane. Entre os 20 homens, o deputado Wellington Luiz (MDB), presidente da Casa, foi o único a pedir a aprovação da proposta. A grande maioria dos distritais ignora que em menos de dois meses cinco mulheres foram assassinadas no DF.
CONSELHO AMBIENTAL
Sobradinho e Fercal também sofrem com invasão de terras públicas, transformadas em condomínios ou assentamentos. Importante passo acaba de ser dado para conter a grilagem e proteger áreas de preservação ambiental dessas cidades. Foi criado, por meio de decreto de Ibaneis publicado hoje no Diário Oficial, o Conselho Gestor Consultivo do Grupo das Unidades de Conservação da região de Sobradinho-Fercal.
Apoio ao Ibram
O decreto estabelece que o papel do Conselho é ajudar o Instituto Brasília Ambiental a gerir as unidades de conservação do DF. Com o colegiado, o Ibram ganha mais força para proteger do meio ambiente, disciplinar a ocupação de terras e proteger os recursos naturais. Espera-se que o colegiado não fique apenas no papel.
VIADUTO PARADO
Alguém precisa avisar o governador Ibaneis que as obras do viaduto do Jardim Botânico estão terrivelmente paradas. A obra foi lançada em janeiro do ano passado. Investimento de R$ 33,6 milhões. Começou a todo vapor. O DER chegou a interditar metade pista com muro de placas metálicas. Os moradores aceitaram a interdição diante da importância do futuro viaduto, mas agora já se manifestam contra o caos no trânsito e a paralisação da obra. Pelo andar da carruagem, certamente não será cumprido o que foi prometido: entregar o viaduto no início de 2024.
ALUNOS SEM FARDA
As aulas começaram e centenas de alunos da rede pública não receberam o uniforme prometido pela Secretaria de Educação. Repete 2023, quando uma malharia de Santa Catarina contratada pela SED não conseguiu entregar todas as fardas. Para este ano, a secretaria recorreu a fornecedores de outros três estados, excluindo o fabricante catarinense. De novo, não funcionou.
Cartão Uniforme
Merece atenção do GDF a proposta do Sindicato da Indústria do Vestuário do DF para não deixar os alunos sem uniforme. O Sindiveste defende que as fardas sejam produzidas pelas dezenas de malharias do DF e propõe a criação do Cartão Uniforme, seguindo o modelo do Cartão Material Escolar. Contratadas com antecedência ainda em 2024, as malharias poderiam fabricar as fardas para 2025 usando recursos disponibilizados pelo Cartão Uniforme. Injeção na economia local, mais empregos e a certeza de que não faltarão fardas.