Brasília Agora


COLUNAS

AGORA-DF

9 de agosto, 2021

Mais dinheiro para o Distrito Federal Uma das conquistas do governo de Ibaneis Rocha foi o reconhecimento que parte do território do Distrito Federal pode […]

AGORA-DF

Mais dinheiro para o Distrito Federal

Uma das conquistas do governo de Ibaneis Rocha foi o reconhecimento que parte do território do Distrito Federal pode ser beneficiado pelos incentivos da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba). Com isso, mais R$ 51 milhões foram captados para obras e ações, dinheiro que já começa a ser aplicado.

Asfalto para escolas

Amanhã será autorizado o início da obra de asfaltamento de estradas rurais que levam a equipamentos públicos, principalmente escolas, melhorando sensivelmente a vida das comunidades agrícolas da região. As primeiras escolas a serem beneficiadas com esta verdadeira revolução no campo são a Escola Classe Loberal, a da comunidade de Queima-Lençol – incluindo o posto de saúde (UBS), todas na DF 326. E as Escolas Classe Sonhem de Cima e Catingueiro, ambas pela VC 201.

Água em caminhão

O mesmo convênio com a Codevasf também resultou na compra de quatro novos caminhões pipa que a Secretaria de Agricultura colocará à disposição dos pequenos agricultores.

Narrativa falsa é exposta

Os adversários do governador Ibaneis Rocha tentaram criar uma narrativa de que ele teria tirado dinheiro do Distrito Federal para mandar para prefeituras do Piauí, como se um governador do DF tivesse prerrogativa sobre emendas que são definidas por deputados federais e senadores. Ao contrário, Ibaneis conseguiu o dinheiro da Codevasf graças a ação de um senador de outro estado, já que os parlamentares eleitos pelo Distrito Federal – especialmente os senadores – têm feito muito pouco pela população que os elegeram.

Os políticos profissionais

Os senadores Izalci Lucas, Leila Barros e Reguffe têm se dedicado a fazer uma política de interesse próprio, sem buscar nada que possa se refletir como benefício ao povo do Distrito Federal. Izalci e Leila só pensam nas próximas eleições, mesmo tendo mais cinco anos de mandato garantido, querendo disputar o governo com o governador Ibaneis. Reguffe luta para renovar o mandato – esquecendo-se da promessa de nunca repetir um mandato, feita ainda no início da carreira de político profissional.

Lábia afiada e eficiente

O resultado do descaso é que o governador tem procurado senadores de outros estados para conseguir verbas que ajudem o Distrito Federal. Ainda bem que Ibaneis tem lábia afiada e tem conseguido o que procura – principalmente em órgãos federais – que garantem verbas e mais obras para todas as regiões administrativas.

Não muda de casa

O governador Ibaneis Rocha esteve na posse do novo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, presidente do PP. Mas adiantou a todos que não vai mudar de partido: vai disputar a reeleição pelo MDB.

Empolgação na rua

É para calar a boca dos céticos e dos adversários. O governador Ibaneis Rocha parece ter ligado definitivamente o modo reeleição e aproveita o aumento da vacinação – esta semana o DF bateu o recorde diário com a aplicação de quase 90 mil doses – para ir às ruas em grande estilo. Na semana passada foi recebido com empolgação em Santa Maria, Taguatinga e Ceilândia, entregando obras e fazendo vistorias.

Dobradinha aprovada

Na Feira da M Norte ele não resistiu ao cheiro de uma dobradinha e almoçou lá mesmo. E parece ter aprovado também o sabor, o que diz muito, já que é um exímio cozinheiro e tem na dobradinha à portuguesa um de seus pontos fortes.

 

[email protected]