Brasília Agora


COLUNAS

AGORA-DF

23 de agosto, 2021

Governadores pedem paz Os governadores estenderam a bandeira branca ao presidente Bolsonaro hoje (23), em reunião realizada a partir do palácio do Buriti, onde estavam […]

AGORA-DF

Governadores pedem paz

Os governadores estenderam a bandeira branca ao presidente Bolsonaro hoje (23), em reunião realizada a partir do palácio do Buriti, onde estavam Ibaneis Rocha (DF) e Wellington Dias (PI), com a participação dos demais via internet. O governador Ibaneis Rocha, que é o coordenador do grupo, afirmou que o mais importante da reunião foi a conclusão de que os problemas entre as instituições só levam prejuízo às pessoas, “especialmente aos mais pobres”.

Convite ao presidente

Os governadores vão convidar o presidente Bolsonaro para um encontro em que se debata essa relação, que deve ser respeitosa, mesmo por quem pensa diferente, disse Ibaneis. Outros assuntos estiveram em pauta, inclusive pautas que estão no Congresso Nacional e que preocupam os governantes – como a reforma tributária – e até ações que tramitam no Supremo Tribunal Federal.

Presente e onipresente

O empresário Paulo Octávio tem sido uma presença constante nas agendas do governador Ibaneis Rocha. Os encontros constantes mostram um alinhamento e proximidade entre ambos, colocando o empresário como um dos nomes mais fortes para ocupar o posto de vice-governador – ou até quem sabe, senador – na chapa liderada por Ibaneis na eleição de 2022.

Buscando espaço

Paulo Octávio esteve nas agendas de nomeação de 113 servidores,  na inauguração do Setor de Rádio e TV Sul, na abertura de uma agência do BRB no Terraço Shopping e também na inauguração da Ponte da Rua 4 em Vicente Pires. Discreto e simpático nas agendas, Paulo Octávio, que já foi vice-governador do DF e hoje é presidente local do PSD,  vai novamente buscando seu espaço.

Prevenção contra covid-19

O Tribunal de Contas do DF atestou que a Secretaria de Comunicação do GDF aplicou corretamente toda a verba de publicidade para as campanhas de conscientização e prevenção contra a pandemia de covid-19. O corpo instrutivo do tribunal concluiu que “das informações prestadas pela Secom e pela SEEC, bem como dos registros extraídos do Siscoex, depreendemos não ter havido utilização dos recursos remanejados da reserva de contingência para outras despesas de publicidade que não fossem campanhas publicitárias sobre o enfrentamento da Covid-19”.

A aplicação foi, portanto, aprovada pelo corpo técnico do TCDF, com a concordância do Ministério Público de Contas e voto do conselheiro Inácio Magalhães Filho, relator do processo.

Emoção nas obras

Durante a inauguração da Ponte da Misericórdia na última sexta-feira (20), na Rua 4 de Vicente Pires, o governador Ibaneis Rocha adotou um discurso mais levado para a emoção. Não é para menos, já que quando assumiu o governo, em janeiro de 2019, a realidade da cidade era de lama e poeira. Em quase três anos foram investidos mais de R$ 550 milhões em obras de urbanização, como redes de drenagem e pavimentação.

Aplausos fartos

O governador foi tocado pela manifestação dos moradores da cidade, que reconheceram o trabalho feito com qualidade depois de muitos anos de espera. Aos gritos de “eu te amo”, o governador agradeceu as manifestações de carinho dos moradores da cidade.

 

[email protected]