
Redação do Enem: veja os critérios de avaliação e o passo a passo para a nota 1.000
Relembre os últimos temas cobrados na redação do Enem

Estudantes conquistaram três medalhas de ouro, três medalhas de prata e duas de bronze na etapa regional da OBR

Foto: Divulgação/ Sesc-DF
Estudantes da EduSesc Taguatinga Norte representarão o Distrito Federal na etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que será realizada de 23 a 29 de novembro, em João Pessoa (PB). Os alunos conquistaram a vaga após vencerem a etapa regional da competição, realizada nesse sábado (5/9), tanto na modalidade robótica artística – que une tecnologia a performances culturais –, como na robótica de resgate, que simula socorro a vítimas em ambientes de desastre.
Na categoria robótica de resgate, modalidade N1 (voltada a estudantes do 1º ao 8º ano), o 1º lugar foi da equipe de Miguel Medeiros, 13 anos. Emocionado, ele comemorou a classificação: “Eu estou muito feliz! Fiquei em 1º lugar e vou representar o DF em João Pessoa. Eu não tenho palavras”. Miguel fez questão de destacar o trabalho em equipe e disse que o resultado não seria possível sem a colaboração de todos os integrantes do grupo.
Já na robótica artística, também na modalidade N1, o primeiro lugar ficou com a equipe de Ana Clara Fernandes, estudante do 8º ano. Ela, Lucy Beatriz do Carmo e Vinícius Azevedo Labes, todos com 13 anos, desenvolveram um projeto que utiliza a robótica para abordar o combate ao trabalho infantil. “Para João Pessoa, vamos levar, obviamente, nossa amizade, a paixão pelos professores e, claro, mais um troféu de 1º lugar”, planeja Ana Clara.
O desempenho dos estudantes da rede EduSesc na etapa regional da OBR 2026 foi expressivo. Ao todo, os alunos conquistaram três medalhas de ouro, três medalhas de prata e duas de bronze, além de dois prêmios de melhor programação e outros dois de melhor equipe de escola particular.
Para o professor de robótica da EduSesc Taguatinga Norte, William Caetano, o sucesso é resultado de um processo contínuo e coletivo. “Este é um projeto muito bem executado, desde a seleção até a preparação dos alunos para a competição. É um trabalho incansável de toda a equipe — que muitas vezes dura anos —, envolvendo técnicos, professores, direção, coordenação e gerência. Tudo isso gera o fruto que estamos colhendo agora na robótica”, avalia.
Em quatro anos de competição, a EduSesc já acumula seis títulos estaduais da OBR, um 1º e um 3º lugar em etapas nacionais, além do 1º e do 3º lugar no último mundial de robótica, realizado na Coreia do Sul, neste ano.
>> Leia também: EduSesc conquista dois troféus no Mundial de Robótica realizado na Coreia do Sul
“A participação na Olimpíada Brasileira de Robótica é a materialização de um sonho para nossas crianças e adolescentes, e só é possível graças ao contínuo e expressivo investimento do Sesc em uma educação transformadora. Ao fomentar projetos e estratégias pedagógicas inovadoras, o Sesc não apenas ensina tecnologia, mas forma cidadãos preparados para os desafios do século XXI. Este é o nosso olhar para a educação: um olhar que enxerga potencial onde muitos veem limitação, e que constrói o futuro a partir da curiosidade e do protagonismo juvenil”, afirma a diretora de Programas Sociais do Sesc-DF, Cíntia Gontijo.
Mais de 100 equipes, entre escolas públicas e particulares, se inscreveram na etapa regional da OBR 2026, reunindo cerca de 500 estudantes. Assim como nas três últimas edições, o evento foi realizado pelo Sesc-DF.
A Olimpíada Brasileira de Robótica é uma das maiores olimpíadas científicas do país, organizada pela RoboCup Brasil em parceria com instituições de ensino e pesquisa. Seu principal objetivo é estimular o interesse de crianças e jovens pelas áreas de ciência, tecnologia e inovação, utilizando a robótica como ferramenta educacional.

Relembre os últimos temas cobrados na redação do Enem

as vagas são destinadas indistintamente a meninas e meninos já matriculados ou que vão ingressar nos anos finais do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º) do Sesi Gama ou do Sesi Taguatinga.

Com 70 estudantes, equipe do Clube de Robótica da EduSesc participa do evento com projetos tecnológicos e chama atenção do público com o robô MC Lymm

Novidade se soma à Página do Participante online
