ESPORTES

Ana Marcela Cunha completa travessia do Canal da Mancha e bate recorde sul-americano: ‘Sonho de criança’

22 de julho, 2026 | Por: Agência O Globo

Campeã olímpica superou correntes e ondulações para finalizar o percurso em 8h25min29s, o melhor resultado entre homens e mulheres desde 2022

Ana Marcela Cunha completa a Travessia do Canal da Mancha com recorde sul-americano — Foto: @timebrasil / @anamarcela92 / Instagram

A brasileira Ana Marcela Cunha, campeã olímpica e dona de 17 medalhas em Campeonatos Mundiais, concluiu nesta quarta-feira a travessia do Canal da Mancha, entre Inglaterra e França. A nadadora percorreu 42,9 quilômetros em 8h25min29s e estabeleceu o novo recorde sul-americano da prova, considerando homens e mulheres.

Ana Marcela iniciou a travessia à 1h (horário de Brasília), em Dover, na costa inglesa, e chegou a Calais, na França, por volta das 9h25. A distância percorrida é superior à extensão em linha reta do canal por causa das fortes correntes e ondulações, que obrigam os nadadores a seguir uma rota não linear.

Com o resultado, a brasileira superou os recordes sul-americanos de Adherbal de Oliveira, que havia completado o percurso em 8h49min, em 2015, e de Ana Mesquita, autora da marca de 9h40min, em 1993. O tempo de Ana Marcela também é o mais rápido registrado na travessia por homens ou mulheres desde 2022. Entre as mulheres, é a melhor marca desde 1999.

— Essa travessia era um sonho muito pessoal, de criança. Ter atravessado e ter realizado esse sonho é de extrema importância para minha vida. Estou muito, muito feliz — celebrou Ana Marcela, logo após deixar a água.

A nadadora contou com o acompanhamento de uma equipe técnica em um barco de apoio. O treinador Rogério “Kafu” ficou responsável pelas orientações, pela hidratação e pela alimentação da atleta. O especialista Igor de Jesus, guia da travessia, traçou a estratégia para a chegada à costa francesa.

Treze embarcações partiram nesta quarta-feira para acompanhar atletas na travessia. Ana Marcela foi a última nadadora a começar o percurso, cerca de quatro horas depois da saída do primeiro barco. Ainda assim, ultrapassou todos os competidores e foi a primeira a chegar a Calais.

— Essa travessia foi para mim um momento de curtição. Independentemente de todos os fatores que encontrei, como um pouco de ondas, algumas caravelas, nada me prejudicou. Eu tinha experiência de ter nadado provas longas e isso me trouxe tranquilidade de saber para onde estava indo, sentir a correnteza e seguir em frente — explicou a nadadora.

Ana Marcela também destacou a confiança nos profissionais que a acompanharam durante o percurso:

— Acredito que todos os profissionais que estavam no barco me passaram bastante firmeza e confiei bastante na análise deles. Em alguns momentos acelerei o circuito de braçadas para me manter num ritmo confortável. No fim, foi tudo demais. Estou cansada, mas muito realizada — finalizou a campeã olímpica.



BS20260722172111.1 – https://oglobo.globo.com/esportes/noticia/2026/07/22/ana-marcela-cunha-completa-travessia-do-canal-da-mancha-e-bate-recorde-sul-americano-sonho-de-crianca.ghtml

Artigos Relacionados