
Inscrições abertas para segunda edição do Projeto Toca Literária do Cerrado
Evento ocupará o Parque Ecológico Saburo Onoyama, em Taguatinga, do dia 17 deste mês a 8 de junho; atividades gratuitas usam as artes para promover a educação ambiental
O evento faz parte da programação do projeto “Subversivas – Palhaçarias Feministas” e tem entrada franca
Nesta segunda-feira (14/10), às 20h, o Anfiteatro 9 da Universidade de Brasília (UnB) receberá a apresentação do espetáculo de palhaçaria “Malagueta na Labuta”, estrelado pela atriz e palhaça Fernanda Pimenta, também conhecida como Palhaça Malagueta. O evento faz parte da programação do projeto “Subversivas – Palhaçarias Feministas” e tem entrada franca.
O projeto “Subversivas” integra estudantes de Artes Cênicas da UnB e da Universidade Federal de Goiás (UFG), tendo como foco a palhaçaria e questões de gênero. A iniciativa é apoiada pelo Edital 17/2023 – Trabalhadores da Cultura em Formação, por meio da Lei Paulo Gustavo. O objetivo do projeto é explorar, através do humor, as opressões enfrentadas pelas mulheres, com ênfase em debates sobre a violência de gênero.
No espetáculo solo, a palhaça Malagueta assume o papel de uma diarista chamada para uma faxina de urgência. Durante a apresentação, um personagem navega entre a exigência do trabalho e o lúdico, ressignificando os instrumentos de limpeza e aproximando o trabalho doméstico da arte. O espetáculo também aborda questões como a divisão do trabalho por gênero e as dificuldades enfrentadas pelas mulheres nos ambientes profissionais e sociais.
Segundo a própria Fernanda, a ideia foi explorar as relações sociais de gênero, no que diz respeito à divisão do trabalho e de funções na sociedade, pensando em como elas impediram, e ainda impedem, que mulheres alcancem determinadas posições. “Com a palhaçaria não é diferente. Apenas nas últimas décadas as mulheres começaram a construir uma comicidade distinta e desatrelada do universo masculino. “Malagueta na Labuta” suscita, entre outros temas, uma reflexão acerca da violência contra mulheres e da liberdade sexual feminina”, explica.
O espetáculo “Malagueta na Labuta” promete uma reflexão sobre questões de gênero e classe, utilizando a arte e o humor como instrumentos de sensibilização.
Fernanda Pimenta é uma artista com uma trajetória marcada por trabalhos com teatro e palhaçaria. Ela integra o Coletivo Pandoras, composto por mulheres, e tem experiência com grupos como o Grupo Bastet e a Cia Ju Cata-histórias. Além de sua atuação nos palcos, Fernanda realiza pesquisas acadêmicas, desenvolvendo estudos sobre palhaçaria feminista em seu doutorado na UnB.
Evento ocupará o Parque Ecológico Saburo Onoyama, em Taguatinga, do dia 17 deste mês a 8 de junho; atividades gratuitas usam as artes para promover a educação ambiental
Criado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, certame tem inscrições gratuitas de 10 de maio a 25 de junho e R$ 195 mil em prêmios, contemplando sete categorias entre obras publicadas em português e projeto de incentivo à leitura
Público poderá aproveitar, até domingo (11), mediações culturais gratuitas pela exposição, com a presença da curadoria e de alguns dos artistas participantes, tudo de forma gratuita
De 10 de maio a 15 de junho, acontece Deu a Louca na I.A. – A NOVA, INÉDITA e NUNCA VISTA comédia do G7, no Teatro La Salle (906 Sul). Saiba mais aqui!