Brasília Agora
Brasília Agora


POLÍTICA

Após aliados de Ciro apoiarem bolsonarista, presidente do PDT entra em cena e abraça candidato do PT em Fortaleza

21 de outubro, 2024 / Por: Agência O Globo

André Figueiredo participou de caminhada com Evandro Leitão, que tenta virar o jogo contra André Fernandes na capital cearense

Após aliados de Ciro apoiarem bolsonarista, presidente do PDT entra em cena e abraça candidato do PT em Fortaleza
Evandro Leitão e o presidente do PDT, André Figueiredo — Foto: Reprodução/redes sociais

Depois de uma ala do PDT ligada ao ex-presidenciável Ciro Gomes apoiar o candidato bolsonarista à prefeitura de Fortaleza, André Fernandes (PL), o presidente nacional do partido participou de um ato de campanha de Evandro Leitão (PT). Deputado federal pelo Ceará, André Figueiredo esteve na caminhada que o petista realizou em bairros da cidade. Antes da crise no próprio partido, Figueiredo havia declarado neutralidade no segundo turno.

O gesto ao PT se dá depois de o presidente licenciado da sigla e ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, repudiar o movimento dos ciristas. Entre os quadros do PDT que abraçaram Fernandes, está o ex-prefeito Roberto Cláudio, antecessor do atual mandatário, José Sarto, também do partido — Sarto ficou em terceiro no primeiro turno e não conseguiu a reeleição.

— Infelizmente nós temos uma realidade em Fortaleza muito triste. Um candidato apoiado por essa direita mais carcomida, mais ultrapassada, mais raivosa, que representa a face dos filhos da opressão, os filhos dos torturadores, filhotes da ditadura como falava Leonel Brizola — disse Lupi na semana passada. — Um partido como o nosso, que tem a nossa história, jamais poderá estar ao lado dos filhotes da ditadura.

Roberto Cláudio é, inclusive, peça-chave do rompimento entre PT e PDT no Ceará. Em 2022, Ciro Gomes insistiu na candidatura do aliado ao governo do estado, mesmo com a correligionária Izolda Cela estando na cadeira e despontando como nome natural à reeleição — o então governador Camilo Santana, do PT, havia largado o cargo para disputar o Senado.

Os petistas topavam apoiar Izolda e manter a aliança, mas a ala cirista conseguiu emplacar a candidatura de Cláudio. Em resposta, o PT lançou Elmano de Freitas, que venceu a eleição. O aliado de Ciro não foi sequer ao segundo turno.

Disputa acirrada

Segundo a última pesquisa Datafolha, Fernandes tem 45% das intenções de voto, contra 43% de Leitão. O cenário configura empate técnico, dada a margem de erro de três pontos para mais ou para menos.

A fim de tentar uma virada na reta final, o petista tem martelado a associação do adversário a Jair Bolsonaro (PL), a quem Fernandes evita se vincular, ciente da rejeição ao ex-presidente na cidade.

Em outra frente, integrantes do PT cearense, como o líder do governo Lula na Câmara dos Deputados, José Guimarães, compartilharam um vídeo antigo no qual Fernandes menospreza o número de vítimas de feminicídio no país. “Dane-se. E quantos homens morrem por dia?”, questiona o candidato do PL nas imagens.


BS20241021174350.1 – https://oglobo.globo.com/politica/noticia/2024/10/21/apos-aliados-de-ciro-apoiarem-bolsonarista-presidente-do-pdt-entra-em-cena-e-abraca-candidato-do-pt-em-fortaleza.ghtml