
Onda de calor eleva temperaturas para 40°C no Centro-Oeste, Sudeste e Sul
Diversas cidades têm aviso vermelho para calor até terça-feira (29)
Cacique está internado no Hospital São Paulo, da Unifesp

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
O cacique Raoni Metuktire, de 94 anos, apresenta quadro de saúde estável nesta segunda-feira (22) e continua a se recuperar da cirurgia de desobstrução intestinal a que foi submetido no último sábado (20). Ele está na unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital São Paulo (HSP/Unifesp), para onde foi transferido na sexta-feira (19).

Segundo o boletim médico do hospital, o líder indígena não tem febre, respira sem ajuda de ventilação mecânica e apresenta função renal normal. A alimentação é feita por sonda enteral, dispositivo flexível inserindo no estômago ou intestino.
Raoni está hospitalizado desde o último dia 14, quando foi internado em estado grave no Hospital e Maternidade Dois Pinheiros, em Sinop, no norte de Mato Grosso. No Hospital São Paulo, ele é acompanhado pelo médico Franz Robert Apodaca Torrez, que já vinha monitorando a evolução do caso em articulação com as equipes médicas envolvidas.
O planejamento da transferência e dos rumos do tratamento contou com a participação de Douglas Antônio Rodrigues, médico do Ambulatório de Saúde dos Povos Indígenas da Unifesp e responsável pelo acompanhamento da saúde do cacique Raoni há décadas.

Diversas cidades têm aviso vermelho para calor até terça-feira (29)

Força-tarefa vigia ambiente digital após MP proibindo apostas

Temperaturas devem ficar 5°C acima da média nessas localidades

Programa vai ao ar às 23h30 na TV Brasil