DESTAQUE

Após medalha histórica para o Brasil nos Jogos de Inverno, Lucas Pinheiro busca novo pódio hoje no slalom

16 de fevereiro, 2026 | Por: Agência O Globo

Outros dois esquiadores brasileiros, Giovanni Ongaro e Christian Oliveira Soevik, também competem e correm por fora na disputa

Lucas Pinheiro Braathen em treino nos Jogos Olímpicos de Inverno
Lucas Pinheiro Braathen em treino nos Jogos Olímpicos de Inverno

Lucas Pinheiro Braathen já tem seu nome marcado na História, após conquistar no sábado a primeira medalha do Brasil em Jogos de Inverno — e logo um ouro, no slalom gigante. O esquiador, porém, pode ir além. Hoje, a partir das 6h, ele disputará o pódio no slalom, prova em que seu favoritismo antes dos Jogos era considerado ainda maior do que na “versão” gigante.

A diferença entre as duas disputas está essencialmente na distância entre as portas, os obstáculos no percurso. São 25m no slalom gigante e 13m no slalom, fazendo com que este seja menos veloz e mais técnico.

Outros dois esquiadores brasileiros, Giovanni Ongaro e Christian Oliveira Soevik, também competem e correm por fora na disputa.

A primeira descida começa às 6h (horário de Brasília), no Centro de Esqui de Stelvio — Lucas será o sexto a competir. Os atletas com os 30 melhores tempos farão então, a partir das 9h30, uma segunda descida. Aqui, a ordem será invertida: o mais lento competirá primeiro, até o mais veloz na descida inicial fechar a prova e, assim, definir o pódio.

Lucas, que nesta temporada liderou o ranking de slalom até a última etapa antes da Olimpíada, tem como principais adversários na prova de hoje o francês Clément Noel, campeão olímpico em Pequim-2022, e o norueguês Atle Lie McGrath, atual líder do ranking

Ontem, Lucas protagonizou um momento simpático nas redes sociais ao interagir com Ronaldinho Gaúcho, uma de suas inspirações como atleta. Após o ex-camisa 10 escrever no X que o esquiador “é um orgulho para todos nós”, Lucas respondeu: “Inacreditável, obrigado por tudo. Se não fosse por você, eu nunca teria chegado aqui”.

O esqui alpino não é a única modalidade a contar com participação brasileira nesta segunda-feira em Milão-Cortina. A partir das 6h (de Brasília), a equipe de bobsled iniciará a disputa da categoria 2-man. Edson Bindilatti é a grande cara do país, em sua sexta e última disputa de Jogos de Inverno. Aos 46 anos, ele competirá ao lado de Luís Bacca.


BS20260216050029.1 – https://extra.globo.com/esporte/noticia/2026/02/apos-medalha-historica-para-o-brasil-nos-jogos-de-inverno-lucas-pinheiro-busca-novo-podio-hoje-no-slalom.ghtml

Artigos Relacionados