
Hemocentro de Brasília registra mais de 57 mil doações de sangue em 2025
Atuação da instituição garantiu mais de 82 mil transfusões de sangue na rede pública de saúde do Distrito Federal

Proprietário de restaurante da Asa Sul ensina a preparar um prato com tilápia, o pescado mais consumido no Brasil O período da Semana Santa é cheio de muita história, tradições e fé. E o peixe costuma ser o prato central dos almoços das famílias. O chefe de cozinha Rafael Madeira, proprietário do Noah Garden Bar, …
Continue reading “Aprenda uma receita saborosa para degustar na Semana Santa”
Proprietário de restaurante da Asa Sul ensina a preparar um prato com tilápia, o pescado mais consumido no Brasil
O período da Semana Santa é cheio de muita história, tradições e fé. E o peixe costuma ser o prato central dos almoços das famílias. O chefe de cozinha Rafael Madeira, proprietário do Noah Garden Bar, na Asa Sul, preparou uma receita simples, rápida e exclusiva para a Agência Brasília.
À base de tilápia, o peixe mais consumido do Brasil, esta refeição deve ser preparada com pescado fresco. “Com os peixes congelados, perdem-se muitos nutrientes, por conta do processo de descongelar, o que consequentemente impacta o sabor”, orienta Madeira. “O pescado produzido no DF é muito bom, em qualidade e sabor”.
Mais de 90% dos piscicultores do Distrito Federal criam tilápia. A adaptação da espécie aos fatores ambientais e o curto tempo de engorda, de seis a sete meses, tornaram a criação da espécie um negócio atraente. E os pratos com o peixe são um atrativo à parte.
Confira, abaixo, a receita para quatro pessoas:
Prato principal: Tilápia ao forno com farofa de panko e tomate confitado.
Ingredientes do peixe:
– 4 filés de tilápia fresca
– Sal a gosto
– 1 pitada de pimenta branca
– 20ml de suco de limão
– Gengibre a gosto
– Hondashi a gosto
– 100ml de vinho rosé (colocados na travessa após a marinada)
Ingredientes da farofa crocante:
– 100g de panko
– 100ml de azeite de oliva extra virgem
– 50g de lemon pepper
– 50g de salsinha
– 1 dente de alho triturado ou picado em pedaços bem pequenos
– Sal a gosto
Ingredientes do tomate confitado:
– 400 gramas de tomate-cereja
– azeite
– folhas de alecrim
– sal a gosto
Preparo:
Marinar os filés de pescado com os ingredientes por 30 minutos, colocá-los na travessa sem o caldo (que vai ser usado depois no acompanhamento), despejar o vinho, adicionar a farofa de panko por cima do peixe e assar em forno pré-aquecido a 180 graus até a parte de cima da crosta ficar dourada. Para os tomates confitados, basta cortá-los ao meio e colocá-los em uma travessa que pode ir ao forno, adicionar o alecrim e despejar azeite até cobrir a metade dos tomates. Assar em forno alto (200 graus) até os tomates ficarem um pouco murchos, porém brilhantes por causa do azeite. É possível assar alguns tomates já confitados junto com o peixe, para dar mais sabor. Mas não coloque os tomates crus, para não encharcar o peixe ou molhar a farofa.
Acompanhamentos:
A tilápia com farofa de panko é um prato completo, nutritivo, com aroma, sabor, textura e apresentação, mas no almoço de família fica muito bem-servida se acompanhada das recomendações do chef: a clássica salada de folhas e tomate (dá para usar o tomate que você confitou mais cedo também!), a farofa de panko (que mesmo sem ir ao forno é deliciosa) e o arroz arbóreo com creme de leite que a gente já te ensina a fazer.
Arroz arbóreo:
Ingredientes:
– cebola em cubos pequenos a gosto
– alho picado a gosto
– 500g de arroz arbóreo (ou branco) pré-cozido
– 1 banana nanica cortada em semicírculos
– ½ xícara de leite de coco
– 1 colher de sopa de mel
– sal a gosto
– hondashi a gosto
– cheiro verde a gosto (salsa ou coentro)
Preparo:
Coloque o alho, cebola e o arroz pré-cozido e refogue. Em seguida, adicione o caldo que sobrou da marinada do peixe, deixe reduzir por cinco minutos, coloque a banana picada, o mel, leite de coco, cheiro verde, sal, e mexa até o arroz ganhar uma textura cremosa, com pouco caldo. Voilá!

Atuação da instituição garantiu mais de 82 mil transfusões de sangue na rede pública de saúde do Distrito Federal

Datas foram publicadas no Diário Oficial do DF desta quarta-feira (31)

Confira o cardápio especial de 1º de janeiro de 2026 nos equipamentos que oferecem café da manhã, almoço e jantar

Entre 2019 e 2025, governo instalou 689 papa-lixos e 15 papa-entulhos em diversas regiões administrativas
