BRASÍLIA

Blitz educativa alerta população sobre prevenção à violência sexual infantojuvenil

13 de maio, 2025 | Por: Agência Brasília

Ação inédita do Centro de Atendimento Integrado 18 de Maio, nesta quarta-feira (14), mobiliza escolas, órgãos de segurança e a comunidade da Asa Sul como parte do Maio Laranja, mês de conscientização e enfrentamento à violência sexual infantil

O Centro de Atendimento Integrado 18 de Maio terá, nesta quarta (14), ação inédita para conscientização contra a exploração e o abuso sexual de crianças e adolescentes, com divulgação de canais de denúncia disponíveis à população | Fotos: Divulgação/Sejus

Nesta quarta-feira (14), o Centro de Atendimento Integrado 18 de Maio, na via W1 da SQS 307, será palco de uma iniciativa inédita no Distrito Federal (DF): a realização de uma blitz educativa e preventiva como parte das ações da campanha Maio Laranja. O evento ocorre às 10h e às 14h45, com participação de 50 alunos em cada período, e busca conscientizar a população sobre a importância da proteção integral de crianças e adolescentes, além de divulgar canais de denúncia e serviços de apoio.

Organizada pelos servidores do próprio Centro 18 de Maio, unidade vinculada à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), a ação tem o apoio do Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF), da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, que oferecerão suporte técnico e orientações de segurança durante toda a atividade. A Escola Parque 308 Sul, vizinha ao Centro, também participa com o engajamento de alunos e professores, reforçando o papel da comunidade escolar na prevenção de violações de direitos.

A iniciativa pretende fortalecer o compromisso coletivo na luta contra a exploração e o abuso sexual de crianças e adolescentes. Durante a blitz, materiais informativos serão distribuídos ao público e serão abordados os principais canais de denúncia disponíveis à população, como: a Coordenação de Denúncias de Violação dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cisdeca) – Disque 125; o Disque 100 – canal do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, e o atendimento direto do Centro 18 de Maio – pelo telefone (61) 98314-0636.

O Centro 18 de Maio é referência no atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual

A secretária de Justiça e Cidadania do DF, Marcela Passamani, destaca a importância da mobilização. “O combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes exige engajamento de toda a sociedade. Essa ação é um passo essencial para que a população se informe, se sensibilize e saiba como agir diante de casos de violência. É pela prevenção e pela garantia de direitos que trabalhamos todos os dias”, afirmou.

Um espaço de escuta e acolhimento especializado

Referência em todo o DF no atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, o Centro de Atendimento Integrado 18 de Maio oferece acolhimento humanizado e escuta especializada, respeitando o tempo e o trauma de cada vítima. Em um ambiente preparado para acolher, o espaço garante que o relato da violência não seja revivido com dor e medo, evitando a revitimização.

O nome da unidade homenageia o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio. E faz jus à data: a instituição pública reúne profissionais capacitados – como assistentes sociais, psicólogos e pedagogos – e atua de forma integrada com a Rede de Proteção do Governo do Distrito Federal (GDF).

Além das ações do Maio Laranja, o Centro realiza atividades de conscientização durante todo o ano, com palestras em escolas e capacitação de servidores de toda a rede de proteção de crianças e adolescentes, como os diversos órgãos do governo, os conselhos tutelares, o Ministério Público e a sociedade civil. O objetivo é um só: garantir proteção integral às crianças e adolescentes do DF.

*Com informações da Sejus-DF

Artigos Relacionados